Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

UFSM para todos

Carolina Escher Gonçalves – ncescher@hotmail.com
Jéssica Lóss Barrios- jéssica.l.b@hotmail.com

A nova lei das cotas (nº 12.711) decreta que 50% das vagas das universidades federais são reservadas para alunos oriundos de escolas públicas. Dessa quantia, 25% é destinada especificamente para pessoas provenientes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salários mínimo per capita. Há, entretanto, grandes obstáculos para que a universalização do acesso ao ensino superior seja plenamente satisfatória.

Visando auxiliar a população desprovida de condições socioeconômicas para investir em um curso pré-vestibular comercial, surgiu o curso Pré-vestibular Popular Alternativa. Criado no ano de 2000 por dois alunos de graduação do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, o curso é um projeto de extensão que visa preparar alunos para o vestibular e para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Além disso, os professores são acadêmicos de graduação de diferentes cursos da UFSM e de outras instituições de ensino superior, que tomam a oportunidade para colocar em prática o que aprendem em aula, aprimorando a metodologia de ensino.

A coordenadora e também professora do curso Popular Alternativa, Kariane Marques, acredita na universalização do acesso ao ensino superior, caso seja validada a adesão de 100% das vagas da UFSM ao SISU. “A possibilidade da volta do vestibular não faz com que os nossos alunos parem de estudar para o ENEM e passem a estudar somente para o vestibular”, afirma Kariane. Com o SISU, há mais possibilidades de as pessoas ingressarem no ensino superior público: “A prova do ENEM contempla mais o conteúdo ministrado nas salas de aula, pois ela trata sobre os assuntos vistos durante o ensino médio em escolas públicas”. A coordenadora Kariane conta que com a notícia da adesão de 100% ao SISU pela UFSM, houve um aumento na procura por vagas no cursinho: “As pessoas acreditam que teriam maior probabilidade de ingressar na universidade e, assim, acabam buscando um curso preparatório”. O ENEM não exigiu mudanças no conteúdo ministrado nas aulas, porém os professores possuem o cuidado de apresentar um maior número de questões-teste para que os alunos se adaptem ao modelo da prova.

No ano passado, 37 alunos foram aprovados no vestibular. No entanto, o cursinho Popular Alternativa não se restringe ao ensino preparatório. O curso oferece ainda o Ciclo de Cinema na Comunidade, que é um projeto que pretende levar exibições de filmes e discussões de temáticas sociais às comunidades periféricas de Santa Maria. Além disso, o curso também viabiliza o estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através do Grupo de Formação de Intérpretes Voluntários de Libras. Neste grupo, estudantes e interessados em capacitar-se e obter experiência prática de intérprete de Libras atuam na interpretação de aulas no Pré-Vestibular Popular Alternativa.

Todos os anos, o cursinho Popular Alternativa disponibiliza 150 vagas e o principal critério de seleção é socioeconômico: com renda inferior a um salário mínimo por pessoa da família ou 1,5 salários mínimo, caso o aluno more sozinho. Para ingressar no curso, o estudante deve passar por um processo seletivo, que requer o preenchimento de um questionário socioeconômico, comprovante de residência e declaração de trabalho informal.TXT

Alunos em aula no curso Pré-Vestibular Popular Alternativa Crédito da foto: divulgação
Alunos em aula no curso Pré-Vestibular Popular Alternativa.
Crédito da foto: Divulgação