Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

A espiritualidade dos universitários

João Pereira – joao_wil@hotmail.com

Muitos estudantes da UFSM são praticantes religiosos. Alguns deles se organizam e promovem atividades que movimentam o dia-a-dia da Universidade. Um exemplo é o Ministério Universidades Renovadas, que realiza encontros semanais para os jovens da religião católica.

Existem grupos que se encontram na Universidade para orar. São os chamados Grupos de Oração Universitários – GOUs, que funcionam na UFSM em diferentes dias e locais. O intuito é integrar os jovens católicos e compartilhar leituras bíblicas. “O nosso objetivo maior é apresentar o amor de Deus, é levar o amor de Deus aos universitários”, afirma a acadêmica da UFSM e integrante do Ministério Universidades Renovadas, Joice Ceolin. Ainda que tenha foco nos estudantes, esses grupos estão abertos à participação de qualquer pessoa.

Outro evento organizado no campus pelo Universidades Renovadas é a Missa Universitária, que ocorre na segunda quinta-feira de cada mês. Ela é professada pelo padre César Muñoz, da Paróquia do Perpétuo Socorro de Santa Maria, ocorre no segundo andar da reitoria e é aberta ao público em geral. Os estudantes católicos organizaram também um retiro de carnaval, no Centro de Eventos da UFSM. Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o evento aconteceu pela primeira vez nesse ano e teve a participação de cerca de 150 pessoas. No retiro aconteceram missas, palestras, momentos de adoração, além de brincadeiras e gincanas. O Centro de Eventos já está reservado para a segunda edição, que acontecerá em 2016, com expectativa de cerca de 450 participantes.

Em setembro de 2015, ocorrerá na UFSM também o Encontro Estadual do Ministério Universidades Renovadas, que contará com a presença de universitários de todo o Estado. Esse é um projeto nacional e surgiu da iniciativa de acadêmicos ligados à religião católica. Segundo Joice Ceolin, o Projeto se depara com poucas dificuldades nas universidades. Na UFSM são encontrados pequenos obstáculos em alguns centros, mas a iniciativa ganha amplo apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

Bastidores.TXT

Era, há bastante tempo, um desejo meu fazer uma matéria sobre religião na UFSM. Penso que é um tema bastante importante e, de certa forma, pouco abordado, dada a grande quantidade de manifestações na Universidade.

As pessoas ligadas a religião, normalmente são bem receptivas, o que, de certa forma facilitou o trabalho. Foi fácil marcar entrevistas. Todos gostaram da ideia do trabalho deles ser divulgado, já que o objetivo de todos os grupos com quem eu falei é conseguir atingir o maior número de pessoas possível.

Foi bastante enriquecedora a experiência de participar dos cultos religiosos e observar como pessoas de vários cursos e semestres se unem em torno de uma prática comum.

Eu comecei pela religião mais numerosa e, ao que parece, mais ativa na UFSM: a católica. O Ministério Universidades Renovadas é a entidade da Igreja Católica que é responsável pelos Grupos de Oração Universitários e pela Missa Universitária. Eventos que não se restringem aos católicos, mas são abertos a toda a comunidade acadêmica.

Os evangélicos também foram uma parte importante na construção da matéria, através deles conheci o grupo Farol, um grupo que reúne jovens evangélicos de diversas denominações. Eles também fazem reuniões abertas onde todas as pessoas são bem-vindas.

A parte mais difícil talvez tenha sido, de alguma forma, não falar apenas das religiões cristãs. Essas, por serem bem vistas pela sociedade, tem facilidade em se expor, mas será que outras religiões como as de matriz africana têm essa mesma facilidade?