Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Formula UFSM: Desafio em solo norte americano

Ramiro Brites – ramirobpsilva@gmail.com
Vinicius Azevedo – azevedo.v@gmail.com

Formula UFSM disputa competição de automobilismo nos EUA pela segunda vez

Uma equipe ambiciosa e determinada. Assim pode ser definida a Formula UFSM, que disputa a Fórmula SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos), competição mundial que reúne estudantes e engenheiros em torno de um objetivo: ter o melhor carro possível. Nessa busca, o time santa-mariense vai até Lincoln, em Nebraska, nos Estados Unidos, disputar a etapa mundial da categoria pela segunda vez, graças ao segundo vice-campeonato conquistado na fase nacional do último ano, em Piracicaba, interior de São Paulo.

A ideia de criar a equipe dentro da UFSM partiu do professor Ademar Eduardo Martins, que a trouxe de seu doutorado no exterior, onde percebeu que o aprendizado na Formula SAE ajudaria na formação de seus alunos. Desde março de 2010, os estudantes da Engenharia Mecânica começaram a desenvolver protótipos de carros open-wheel para a disputa da competição. Hoje, a Formula UFSM já conta com graduandos de outras engenharias, como elétrica, de controle e automação e de produção, além de um aluno de administração e o piloto.

O último protótipo desenvolvido pela equipe é o Celeris (FU-15). Segundo a mitologia grega, Celeris é irmão de Pégasus, nome do carro que se sagrou vice-campeão nacional do ano passado. O novo carro tem 210 quilos e motor Honda CBR 600RR, que vai de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. “A diferença mais perceptível entre os seis protótipos que já produzimos, na nossa visão, foi a introdução do kit aerodinâmico: as asas, no nosso quinto protótipo, o Pégasus. Foi um desenvolvimento tecnológico muito grande. A gente sentiu no carro, no comportamento na pista e no aspecto visual também. Mudou totalmente a forma como as pessoas veem nosso carro”, comenta Fernando Leal, membro desde 2010 e atual capitão da equipe.

A SAE, a partir desse ano, determinou que as dimensões máximas dos kits aerodinâmicos devem ser menores. O desafio, então, foi atender à exigência sem perder a aderência nas curvas. “Foi uma superação conseguir completar esse carro em tempo”, ressaltou Leal sobre o protótipo, que embarcou para os EUA em maio. Lá, será avaliado conforme os pré-requisitos solicitados pela SAE. A equipe ainda deve apresentar à uma banca de juízes propostas para a fabricação anual de 125 ou mais unidades do protótipo.

Para conquistar os objetivos almejados, a equipe precisa correr atrás de apoio financeiro. A UFSM financia toda a despesa dos 13 membros que irão para os Estados Unidos, o que inclui hospedagens, passagens aéreas e terrestres, entre outros gastos. Além disso, também recebe apoio nas disputas nacionais, com o fornecimento de transporte para os cerca de 30 membros do grupo.

Mesmo com o apoio da UFSM, considerado “generoso” pelo grupo, são necessários outros apoiadores para manter o carro, já que o esporte a motor exige altas despesas. “Hoje temos patrocinadores até da Suécia. A maioria fornece unicamente produtos e serviços, mas algumas empresas locais dão dinheiro, que é vital pra nossa manutenção”. Relatou o capitão.

Na competição em Lincoln, os estudantes da UFSM competem contra quase 200 times. Em outubro, na etapa nacional deste ano, disputada novamente em Piracicaba, serão aproximadamente 40 equipes. O capitão Fernando Leal, quando questionado sobre os objetivos da Formula UFSM neste ano, não titubeou: “top 10 em Lincoln, Nebraska, e primeiro lugar no Brasil”.

Bastidores.TXT

Queríamos trazer uma reportagem sobre o Formula UFSM porque sabíamos da dedicação e  ambição dessa equipe. É um grupo formado por estudantes de diferentes engenharias, que competem em nível internacional e representam muito bem nossa universidade, nossa cidade e nosso país, tanto na produção de protótipos de carros de corrida quanto na capacitação e na formação de novos engenheiros.

Conseguimos o contato do capitão da equipe Fernando Leal, através de uma entrevista que ele deu para o programa Radar Esportivo, da Rádio Universidade. A entrevista e as fotos foram feitas no mesmo dia, enquanto os rapazes do Formula UFSM faziam os últimos ajustes em seu protótipo para viajar para a terra do Tio Sam.

Agora, a turma já está nos Estados Unidos. Do Brasil, vai a nossa torcida  para que a equipe alcance os seus objetivos, que são bem determinados e grandes, e o melhor de tudo,  podem ser, de fato, alcançados.