Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM além da academia



Bruna Bergamo Paim – brunabergamo_@hotmail.com
Vanessa Oliveira – vvtovanessa@gmail.com

O campus da Universidade Federal de Santa Maria atua como um espaço não só de formação acadêmica, mas também de lazer. Seu estilo, onde os diferentes centros estão organizados em um único local, de forma integrada, contribui para a constituição de um ambiente agradável a toda a comunidade.

 

Entre as intervenções artísticas que acontecem no campus, está o Sarau Marginal, evento mensal que já conta com duas edições e toma espaço embaixo da Ponte Seca. A ideia dos organizadores é popularizar a Universidade ao mostrar que se constitui num espaço que inclui e representa toda a comunidade. “Ela é do povo e queremos que ele se sinta representado, faça parte dela”, afirma a acadêmica de Ciências Sociais e organizadora do evento, Vitória Nascimento.

Sarau Marginal remete à ideia de que educação e cultura não são mercadorias e que o acesso a elas deve ser livre, em lugares públicos e sem cobrança de ingressos. Vitória destaca o potencial artístico de Santa Maria, mas também das suas dificuldades para conseguir espaço e visibilidade. Para ela, “no Sarau temos palco livre, onde vários grupos de rap da cidade se apresentam. Além disso, qualquer pessoa pode cantar, tocar, declamar poesia ou fazer qualquer coisa que se sinta à vontade”.

Para a obtenção do local para a realização do evento, é preciso fazer uma solicitação para a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), com informações sobre a realização e o local a ser utilizado. Somente após a aprovação, é emitido um documento que deve ser apresentado aos seguranças para que seja disponibilizada a energia elétrica. Para o acadêmico de Engenharia Acústica e organizador do Sarau, Willian Sena Santana, o fato de ser necessário um memorando a cada atividade torna o processo muito burocrático, por mais que consista da mesma estrutura todos os meses.

Há uma série de espaços oferecidos à população para a realização de eventos e/ou manifestações culturais na Universidade. Abaixo apresentamos os principais locais disponíveis à comunidade tanto acadêmica quanto externa.

 

Teatro Caixa Preta

O Caixa Preta é um espaço multiuso, localizado em anexo ao Centro de Artes e Letras, no prédio 40. Seu interior não possui uma estrutura fixa, o que o torna completamente versátil e adaptável a qualquer concepção artística-cultural que necessite de uma estrutura espacial diferenciada. Fundado em abril de 1988, o espaço hoje é administrado por professores e alunos do curso de Artes Cênicas da UFSM e, por sua versatilidade, acolhe diferentes eventos, desde palestras acadêmicas e convenções, até shows e espetáculos artísticos.

A locação do Caixa Preta é livre para toda a comunidade acadêmica da UFSM e pode ser feita pelo email do teatro (caixapretateatro@gmail.com) após o preenchimento de uma ficha de informações, que dizem respeito às características do evento a ser realizado.

 

Centro de Eventos

O Centro de Eventos (CE) possui uma estrutura ampla, que está disponível para a comunidade acadêmica e externa. Promoções institucionais como a Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e o Descubra-UFSM, festas de cursos de graduação, além de feiras ligadas à comercialização de produtos do setor primário, que tenham como objetivo o desenvolvimento regional. Essas são algumas das atividades que geralmente acontecem no CE.

Diferentemente dos outros espaços, o CE é o único lugar onde é autorizada a venda de bebidas alcoólicas. Isso acontece devido ao regimento interno da UFSM, que permite venda e consumo somente no Centro, devido às peculiaridades dos eventos realizados. O primeiro passo para utilizar o espaço é fazer a pré-agenda por meio do Portal do Aluno ou Portal do Servidor. Esse processo deve ser feito com, ao menos, 25 dias de antecedência. Após isso, o interessado tem cinco dias úteis para efetuar a entrega dos documentos solicitados, de forma que os organizadores tenham tempo hábil para encaminhar ao Corpo de Bombeiros a documentação necessária à expedição do Alvará.

 

Largo do Planetário e Espaço Multiuso

São as áreas abertas, geralmente utilizadas para o lazer da comunidade nos fins de semana, que ficam no entorno do Planetário e do Centro de Convenções. Outro espaço ao ar livre encontra- -se embaixo da Ponte Seca. Para utilizá-los em eventos específicos é necessário encaminhar um memorando (com local, data, hora, motivo, responsável) à Proinfra, que tem alguns dias para avaliar a situação e liberar ou não a utilização do local. A obrigatoriedade dessa burocracia se dá pela possível necessidade de liberação da energia elétrica no período do evento e do Plano de Combate e Prevenção de Incêndio (PPCI), que deve ser feito independentemente da estrutura a ser montada.

 

Centro de Convenções

Iniciado em 2008, o Centro de Convenções é o prédio que se encontra em processo final de construção, atrás do Largo do Planetário. O Centro contará com uma área de 7.443,71 m² e capacidade para 1,3 mil pessoas. Como a UFSM não possuía um local onde fosse possível realizar formaturas, o Centro de Convenções foi, inicialmente, projetado com este objetivo. Porém, o prédio não será capaz de receber grandes eventos. Para que isso se torne possível, um segundo projeto urbanístico, idealizado pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Proinfra, visa a construção de um restaurante (com capacidade para mil pessoas) e de cinco salas de apoio. A previsão é de que a obra seja finalizada até dezembro de 2015 e possa receber colações de grau já em 2016.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-2033

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes