Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Fique por dentro do JEWC 2016 e da Lei Empresa Júnior

JEWC – Conferência Mundial das Empresas Juniores

Entre os dias 20 e 24 de julho de 2016, o Brasil sediará a Conferência Mundial das Empresas Juniores (JEWC). Os cinco dias do evento ocorrerão em Florianópolis, nas praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses. Quatro mil empresários juniores do mundo inteiro estarão reunidos com o mesmo propósito: iniciar uma nova era.

O evento é organizado em parceria pela Brasil Júnior (BJ) e pela Confederação Europeia das Empresas Juniores (JADE), e ocorre a cada dois anos. O Brasil foi sede pela última vez em 2012, quando o JEWC foi realizado em Paraty. Neste ano, a Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (FEJESC) e a BJ são responsáveis pela organização. A última edição da Conferência aconteceu na cidade de Genebra, em 2014.

Atualmente, o Brasil é o país que mais possui empresas juniores. Segundo dados de 2015, são 311 empresas brasileiras, superando as 296 iniciativas no continente europeu, onde elas surgiram. Juntas, as empresas brasileiras faturaram dez milhões de reais no ano passado.

Com o tema Lead the Co-era, o evento terá o propósito de impulsionar mudanças através da conectividade, da colaboração e da cocriação. A ideia é empoderar os participantes enquanto líderes globais, fazendo com que a juventude esteja conectada para empreender colaborativamente um mundo melhor para todos.

O JEWC já conta com 12 palestrantes confirmados, entre eles Tiago Leifert, apresentador da Rede Globo, Morongo, fundador da Mormaii e Mary Shuttleworth, fundadora e presidente da organização Youth for Human Rights International. Para conferir a lista completa, basta acessar https://goo.gl/GbPZ5X.

Para saber mais sobre o evento, acesse o site do evento ou a página do facebook JEWC 2016. Confira o vídeo de divulgação do evento:

“Dizem que nós somos feitos de poeira de estrela. Que um sistema grande e poderoso explodiu, dissipando sua energia por todo universo. Cada um de nós converteu essa energia em vidaaprendizadoamor, e o mais importante, propósito. Mas isso não foi suficiente. Nós participamos de um universo muito maior que nossas vontades e conquistas individuais. Queremos ir além do conhecido, queremos nos conectar com pessoas, histórias e sentimentos. Pois quando nós co-criamoscolaboramos e cooperamos, nós nos tornamos esse universo”.

Confira o vídeo de divulgação do evento.

Lei Empresa Júnior

Em abril deste ano, foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, a lei nº. 13.267, que disciplina a criação de empresas juniores nas universidades brasileiras. Confira alguns dos aspectos pontuados na Lei:

– As empresas devem ser criadas na forma de associação civil, sem fins lucrativos, e ser geridas por alunos de graduação. Também devem realizar práticas a fim de contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos membros, de forma que estejam capacitados para o mercado de trabalho.

– Todas as associações precisam estar vinculadas a uma instituição de ensino superior e desenvolver atividades relacionadas ao conteúdo de pelo menos um curso de graduação.

– As atividades das EJ’s são orientadas e supervisionadas por professores, sem interferir na gestão autônoma dos estudantes voluntários perante a direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outro órgão acadêmico. A participação em uma empresa júnior deve configurar preferencialmente como atividade de extensão.

– Os serviços prestados pelas empresas juniores têm fins educacionais e não lucrativos, sendo obrigatória a reversão da renda obtida para atividades da empresa.

– Um dos objetivos de uma empresa deste tipo é promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade em que está inserida. Também deve estimular o espírito empreendedor e promover o desenvolvimento dos colaboradores através de contato direto com a realidade do mercado de trabalho.

Para conhecer a lei na íntegra, acesse o link.