Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editorial



ESPERANÇA

Esta é a 26º edição da revista .TXT, a segunda produzida totalmente à distância. Os repórteres encontram-se em suas casas, dos mais diversos lugares do Brasil, devido ao contexto pandêmico que continua a alterar a vida das pessoas em todo o mundo. As conversas que fizemos face a face por apenas uma semana, no início de março de 2020, seguiram pelo WhatsApp, Google Meet, Telegram, E-mail e outras plataformas digitais. As atividades em formato remoto tornaram-se necessárias, mas nos deixam dependentes de telas e computadores. 

Ao contrário da edição anterior, a 26º ganhou novos ares, ares de esperança! Graças à vacinação. É evidente que seguimos à espera da rotina agitada da Universidade, as idas de um prédio a outro, a Biblioteca, o RU, a parada para um café e um bate papo no gramado. Temos esperança de nos encontrarmos no próximo ano, na fila da ATU, no almoço no RU, em sala de aula… Já imaginou?   

Em 2021, trazemos temas que abordam a realidade dos estudantes, a estrutura da Universidade, a importância da UFSM para Santa Maria e região,  as adaptações na produção cultural e no esporte, a esperança trazida pelas vacinas. Ao falar sobre as vivências e perspectivas dos alunos, é possível entender os impactos de mais de um ano no sistema Rede em nosso cotidiano, a adequação às novas plataformas e métodos, as dificuldades experienciadas neste percurso, a resistência, a luta e também o anseio pelo retorno presencial das atividades, agora não mais tão distante. Além disso, trazemos o olhar daqueles que não deixaram a UFSM parar e a fazem ser reconhecida como sempre foi.

A 26ª edição expõe também a relevância da Universidade, que atua na pandemia por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e, mesmo com os campi fechados para visitação, não deixou de ser  uma referência para aqueles que a conhecem. Neste ano, enfatizamos o resgate histórico do contato com as comunidades quilombolas da região e mostramos suas tradições e costumes. Na cultura, relatamos as adaptações adotadas para driblar as dificuldades e produzir conteúdo audiovisual e sonoro. 

Abordamos ainda as mudanças realizadas no esporte, mais especificamente na UFSM Futsal, que reorganizou sua rotina de treinos por causa da pandemia. Foi preciso  também fazer ajustes nas aulas práticas do CEFD, adequadas para que cada aluno as realizasse de casa. No entanto, com a vacinação, a esperança de voltar a realizar tais tarefas na Universidade nunca esteve tão presente quanto agora. A UFSM segue como palco de testes de vacinas contra o coronavírus, cumpre um papel fundamental para que elas estejam disponíveis à população e mostrem a importância da valorização da ciência. 

Em mais uma edição, também histórica, a .TXT carrega histórias que marcam a UFSM e o período em que vivemos. Entre adaptações e ainda incertezas, surgiram pautas, fontes, apuramos, debatemos e construímos uma edição repleta de informação, dados e também vivências. Neste número, novamente, fica evidente o papel do jornalismo de construir memória, ser um registro do presente e também esperança em relação ao futuro. 

Gustavo Salin Nuh, Milene Aparecida Eichelberger e Viviane Borelli

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-3487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes