Nos últimos 20 anos, o relações-públicas tem ocupado novos espaços de atuação em outras esferas profissionais, como na indústria criativa e no audiovisual. Em entrevista, o professor do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), Joel Felipe Guindani, destaca que, com isso, as possibilidades de trabalho desse profissional se ampliam, tanto em relação às atividades gerais da profissão, quanto dentro dessa nova área. Isso ocorre, principalmente, por conta do aumento da compreensão sobre o que é indústria criativa, um conceito acadêmico e uma nomenclatura usada por setores do mercado para definir as atividades relacionadas à cultura, à arte, à inovação e ao desenvolvimento.
O curso de Relações Públicas da UFSM/FW oferece disciplinas que preparam os(as) alunos(as) para atuar nesse ramo, como Laboratório de Produção Audiovisual, Laboratório de Projetos Sociais e Culturais e Linguagem Audiovisual. As mudanças na profissão, segundo o professor Joel Guindani, ocorrem, principalmente, devido às transformações tecnológicas e ao contexto atual, no qual prevalece o uso da imagem, o que faz com que o relações públicas se insira, cada vez mais, no âmbito da indústria criativa e do audiovisual. Com isso, esse profissional tem a oportunidade de se desprender da esfera administrativa, e passar a atuar, de uma forma mais significativa, no universo cultural, artístico e social. “Então, o relações-públicas pode ser um sujeito criativo atuando nesse universo profissional, na demanda de assessoria, de comunicação, de planejamento e de produção de conteúdo”, destaca Joel.
De acordo com o professor, na indústria criativa e no audiovisual, o relações públicas pode atuar em vários âmbitos, como na produção de eventos de lançamento de produtos audiovisuais, na realização da comunicação interna e/ou na participação de uma equipe de produção, e até mesmo na gestão de um grupo. Assim, esse profissional dispõe de uma vasta possibilidade de atuação nesse meio, desde a pré-produção até a pós-produção de materiais audiovisuais, como filmes, documentários e vídeos institucionais.
Para realizar suas atividades na indústria cultural e no audiovisual, o professor defende que o profissional de Relações Públicas deve possuir um domínio técnico do uso de câmeras e de programas de edição e de produção de imagens. Porém, ele deve ir além dessas competências e compreender como a sociedade se movimenta culturalmente e socialmente. Para isso, é preciso que ele desenvolva e use suas habilidades criativas para se voltar a um lado mais sociocultural e artístico do profissional. Dessa forma, para que os relações-públicas atuem de forma adequada e satisfatória nesse âmbito, Joel reforça que é essencial manter a reflexão e o consumo sobre o universo cultural e artístico.
Data: 17.12.2024
O release também está disponível em áudio. Ouça abaixo:
Aline Eduarda Iora
Acadêmica de Relações Públicas
UFSM/FW
aline.iora@acad.ufsm.br
Djenabu Sila Sané
Acadêmica de Relações Públicas
UFSM/FW
djenabu.sane@acad.ufsm.br
Marina Monteiro dos Santos
Acadêmica de Relações Públicas
UFSM/FW
marina.monteiro@acad.ufsm.br
Sabrina Santana Lins
Acadêmica de Relações Públicas
UFSM/FW
sabrina.lins@acad.ufsm.br