Ir para o conteúdo Sala de Imprensa Ir para o menu Sala de Imprensa Ir para a busca no site Sala de Imprensa Ir para o rodapé Sala de Imprensa
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Relações Públicas destaca a importância da Assessoria de Imprensa nas Universidades

Daiane Scheid, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/FW reforça o papel estratégico da assessoria de imprensa no ambiente acadêmico.



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) destaca a relevância da assessoria de imprensa para a visibilidade e comunicação estratégica das instituições de ensino superior. Em entrevista, a professora pós-doutora Daiane Scheid compartilha seus insights sobre o tema. Segundo Daiane, “a assessoria de imprensa tem o papel de estabelecer e manter o bom relacionamento com os veículos de imprensa, o que é determinante para a comunicação da universidade com a sociedade e para gerar visibilidade para essas instituições”. Ela explica
que a principal diferença entre a assessoria de uma instituição acadêmica e de empresas privadas está no conteúdo: “As instituições acadêmicas também precisam da assessoria para divulgar a sua produção científica.”

A boa comunicação institucional é fundamental para a imagem das universidades. “A comunicação é essencial para que essas instituições sejam socialmente reconhecidas pelo seu papel, muitas vezes questionado nos dias de hoje”, observa Daiane. Ela ainda ressalta que, a partir de uma boa comunicação, se cria uma gestão de relacionamentos estratégicos com os públicos. E, para uma assessoria de imprensa eficaz no contexto universitário, a professora aponta a importância de “equipes profissionalizadas, atuação constante, pesquisa e
monitoramento, uso estratégico das mídias sociais e inovação.”

Ao aproximar a universidade da comunidade externa, a assessoria de imprensa contribui significativamente para ações que exploram a visibilidade das universidades em diferentes mídias, aumentam o alcance de ações institucionais, e colaboram para que pessoas e organizações entendam a missão das instituições de ensino superior. De acordo com Scheid, os desafios variam de acordo com o contexto da instituição, “mas em geral, acredito que um desafio constante é conseguir espaço nas mídias nacionais, saindo do âmbito local/regional”,
aponta.

A adaptação às mudanças nas plataformas digitais e nas redes sociais é uma necessidade atual: “As equipes têm utilizado esses canais para veicular conteúdos que muitas vezes servem de fonte para os veículos de imprensa. Por outro lado, alguns estudos indicam que ainda são pouco exploradas as estratégias de assessoria de imprensa nas mídias digitais.” Por fim, Daiane pontua que, diante do cenário atual, em um “contexto de notícias falsas e questionamentos que recaem sobre as universidades, acredito no fortalecimento da assessoria de imprensa como uma estratégia para a legitimação dessas instituições.”

O release também está disponível em áudio. Ouça abaixo:

 

gabriel.henrique@acad.ufsm.br
mariana.saldanha@acad.ufsm.br

oliveira.camila@50366915800

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-949-55

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes