Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Inovação no Portal CIÊNCIAemPAUTA oferece acessibilidade em Libras e voz

Uma solução de acessibilidade é oferecida pelo Portal CIÊNCIAemPAUTA, o Rybená WEB. Agora, além do aumento e redução de fontes e contraste, o novo software possibilita, por meio de Libras e voz, aos deficientes auditivos, visuais parciais, idosos, iletrados, disléxicos e outros, com necessidades especiais, o acesso aos textos publicados no site.

Desenvolvido pelo Grupo ICTS, de Brasília (DF), o Rybená, que usa tecnologia de ponta, totalmente nacional, é capaz de traduzir textos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de converter português escrito para o idioma falado no Brasil.
O CIÊNCIAemPAUTA é o primeiro portal da Região Norte a oferecer acessibilidade em Libras e voz, por meio do Rybená. A iniciativa pioneira da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) vem contribuir para a difusão e popularização do conhecimento científico, tecnológico e de inovação no Amazonas.

Idealizado para atuar como um como veículo especializado em divulgar pesquisas, estudos e demais ações em CT&I no Amazonas, o portal CIÊNCIAemPAUTA vem alcançando um crescimento significativo de visitantes que acessam o conteúdo. Segundo dados do Google Analytics, no mês de maio foram 17.350 visitas, sendo visualizadas 27.095 páginas.
Para o secretário de Estado de CT&I do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Sena, a nova ferramenta elimina barreiras de comunicação e facilita ao internauta que necessita desse tipo de tecnologia o acesso às informações publicadas no CIÊNCIAemPAUTA.
“O nosso propósito é ampliar ao máximo a popularização da ciência, oferecendo meios para que o maior número de pessoas tenha acesso às informações sobre ciência, tecnologia e inovação”, disse Sena.

Vânia Suely de Melo e Silva, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), ressalta que, de acordo com a Política Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência, a acessibilidade é um dos eixos mais importantes e destaca o Programa Viver Melhor/Pró-Assistir, em parceria com a SECTI-AM e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “Esse convênio foi assinado em 17 de abril de 2012 e já começou a dar resultados, com a produção de diversas tecnologias assistivas”.
Ela lembra que no País existem três secretarias de estado de direitos da pessoa com deficiência, e que também têm sites. “A Seped-AM é a única que dispõe de vários recursos de acessibilidade, entre eles: contraste de letras, aumento das fontes e um sintetizador de voz que lê as notícias em destaques do portal”, salienta.
RYBENÁ
O Grupo ICTS é formado pelo Instituto CTS e CTS Ltda., organizações comprometidas em desenvolver soluções tecnológicas inovadoras nas seguintes áreas: acessibilidade; automação; pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); e serviços especializados em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
A Solução Rybená WEB é composta por dois softwares: o Player Rybená, que é capaz de converter qualquer página da internet em HTML ou texto escrito em português, para Libras, e o Rybená Voz, que permite que pessoas com baixa visão ou analfabetos funcionais acessem o conteúdo de sítios na internet pela transformação de textos HTML em voz humana sintetizada.

COMO USAR
Para acessar a nova ferramenta no CIÊNCIAemPAUTA :
Clique no ícone Rybená Acessibilidade, no topo do Portal;
Escolha um meio de acesso: Libras ou voz;
Em seguida, selecione o texto a ser transcrito;
Aguarde que a personagem “Rybelinha” vai transcrever para você o texto selecionado, em Libras ou voz.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA