Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

​Série de programas protagonizados por surdos vai estrear na TV Campus

Uma série de 25 programas protagonizados por pessoas surdas, atuantes em diversas áreas, estreia nesta quarta-feira (13) na TV Campus. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão que tem por objetivo promover a imagem dos surdos como capazes de desenvolver todas as funções inerentes a qualquer pessoa. As atividades e vivências são narradas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), acompanhada de legendas. Com um discurso próprio, a série Curta Libras traz um contexto de experiências particulares, possibilitando a não generalização das capacidades da pessoa surda. Ao final de cada episódio, um quadro educativo apresenta aos ouvintes os significados dos sinais mais usados pelos protagonistas.

O primeiro episódio do Curta Libras tem como tema a maternidade, e vai ao ar nesta quarta-feira, às 20h30min. Outros assuntos, como gastronomia, vida fitness, relacionamentos, arte e cultura vão ser debatidos nos 25 episódios que foram gravados e produzidos durante seis meses pela TV Campus, desde setembro de 2015. As cenas são todas em Libras e contam com a tradução para a língua portuguesa oral pelas intérpretes do Núcleo de Acessibilidade da UFSM.

O projeto é coordenado pela professora Anie Pereira Goularte Gomes e conta com o apoio da professora Melânia de Mello Cassarin, ambas do departamento de Educação Especial de UFSM. A equipe de produção do programa é grande, envolvendo cerca de 20 pessoas, o que inclui alunos, professores e técnico-administrativos do Centro de Educação. A realização ficou por conta da equipe da TV Campus, com produção de Anaqueli Rubin, imagens de Gilvan Petters e edição de Tales Richter.

A UFSM é a universidade que mais inclui surdos entre acadêmicos nas universidades brasileiras, e o programa vai servir também como material didático para outros cursos no Brasil. “Todo o trabalho de produção foi bastante exigente e contou com a dedicação de muitas pessoas. É um projeto ousado e essencial ao mesmo tempo, que mostra como as TVs públicas podem cumprir com um objetivo de inclusão social e diversidade não comum aos demais veículos”, ressalta a diretora da TV Campus, Carine Prevedello.

A programação da TV Campus pode ser acompanhada pelo canal 15 da Net Santa Maria, na página www.ufsm.br/tvcampus, no seu canal no Youtube e em sua página no Facebook.

Assista ao VT de chamada do Curta Libras clicando aqui.

Notícia extraída do site ufsm.br em 13 de julho de 2016.

12191861 122755804752442 3962479613409364852 n