Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CURSO GRATUITO DE AUDIODESCRIÇÃO NA UFSM EM MAIO



 

No dia 4 de maio, sexta-feira, abrem as inscrições para nova edição do Curso de Audiodescrição da UFSM, em nível básico. Esta edição acontecerá nos dias 21 a 25 de maio e 4 a 8 de junho, das 13h30min às 17h30min horas, totalizando 40 horas, totalmente em formato presencial.

A promoção é do Núcleo de Acessibilidade/CAED, através de sua Comissão de Audiodescrição, que atua nessa área desde 2015.

 

Conforme a NBR 16.452:2016 da ABNT, a audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que consiste na tradução de imagens em palavras, por meio de técnicas e habilidades, aplicadas com o objetivo de proporcionar uma narração descritiva em áudio, para ampliação do entendimento de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons não contextualizados, especialmente sem o uso da visão.

 

Na Comissão de Audiodescrição da UFSM, contudo, o trabalho vai além, sendo a audiodescrição uma tradução de imagens em palavras e, das palavras em imagens mentais. Isso porque todas as audiodescrições são iniciadas por profissionais com visão, que rascunham um roteiro para cada imagem selecionada, o qual é posteriormente revisado por profissionais cegos que avaliam a imagem mental gerada. Assim, este recurso de acessibilidade atende às condições de seu público-alvo, promove a inclusão laboral de profissionais com deficiência e amplia os conhecimentos no campo tradutório.

 

O curso é gratuito e seus encontros serão presenciais, no prédio 67 do campus sede da UFSM. Serão disponibilizadas 30 vagas, para a comunidade em geral, preferencialmente a pessoas que aplicarão a audiodescrição em seus estudos e/ou trabalhos. 

 

Mais informações serão disponibilizadas a partir do dia 4 de maio, com a abertura do formulário de inscrições, que estará disponível apenas pela internet.  Solicita-se que faça a inscrição somente quem tiver a disponibilidade de frequentar o curso nos dias e horários mencionados. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Núcleo de Acessibilidade/CAED – (55)3220-8730 ou pelo e-mail nucleodeacessibilidade@ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-1703

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes