Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Comissão de Acessibilidade debate sobre Acervos Acessíveis e Leituras Inclusivas da Biblioteca Central

No embalo da 45ª Feira do Livro de Santa Maria, a Comissão de Acessibilidade da UFSM debateu, na manhã do dia 08 de maio de 2018, a respeito dos Acervos Acessíveis e Leituras Inclusivas da Biblioteca Central.

A palestrante Deisiré Amaral Lobo proferiu o tema “A Biblioteca Universitária e suas funcionalidades” e, junto aos representantes das unidades acadêmicas e administrativas que integram a comissão, tratou de livros escritos no sistema Braille, em caracteres ampliados, audiolivros, livros-falados e outros disponíveis na Biblioteca Central da UFSM. Além destes formatos específicos, também tratou acerca das leituras digitais, que por meio de tecnologias assistivas, permitem o acesso universal, inclusive na seleção de títulos e conteúdos pelos docentes, às ementas disciplinares.

A Comissão de Acessibilidade da UFSM reúne-se mensalmente, na 1ª terça-feira de cada mês, buscando despertar e corroborar a temática inclusiva para estudantes e servidores com deficiência na instituição, englobando as esferas arquitetônica, comunicacional, metodológica, atitudinal e outras.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida da palestrante ministrando a temática, em frente à plateia, no interior de um auditório. No lado esquerdo está a platéia, com os membros da Comissão sentados nas poltronas da metade para a frente do auditório. No lado direito da foto, aparece uma mesa, com a palestrante de frente para a platéia. A palestrante tem pele negra, cabelo preto, veste blusa com estampas verdes, calça preta e sua postura é sentada. Ao fundo, na extremidade oposta da mesa, um servidor sentado, teclando em um notebook. O auditório tem piso acarpetado na cor cinza, cadeiras estofadas na cor verde escuro, paredes lisas de cor verde claro e o teto na cor branca.