Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Audiodescrição Nível Básico da UFSM



Finalizou na tarde de 04 de junho o Curso de Audiodescrição Nível Básico promovido pela Comissão de Audiodescrição do Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED). O curso foi de 40 horas, na modalidade presencial, com aulas à tarde nos dias 21 a 25 de maio e 04 a 08 de junho de 2018. O local foi a sala 1219 do Prédio 67.

         O curso integra o Projeto de Extensão Audiodescrição: Traduzindo Imagens em Palavras, da CAED, o qual tem por objetivo ofertar cursos de formação continuada em audiodescrição, com edições nos níveis básico, intermediário e avançado. 

        Foram ministrantes cinco dos integrantes da Comissão de Audiodescrição da UFSM: Cristian Evandro Sehnem, Cristina Strohschoen dos Santos, Josefa Lidia Costa Pereira, Fernanda Taschetto e Pricila Arrojo da Silva.

         O conteúdo teórico abordou os tipos de audiodescrição (imagens estáticas e dinâmicas), as barreiras atitudinais, normas técnicas da ABNT, profissionais Roteirista e Consultor em audiodescrição, modos de publicação acessível, princípio inclusivo da audiodescrição e principais leis brasileiras pertinentes. Além disso, foram realizados inúmeros exercícios práticos.

         Nessa edição, o curso de audiodescrição contou com a participação de 10 servidores, 11 estudantes e seis pessoas da comunidade, totalizando 27 cursistas. Destes, sete são servidores da UFSM (do Departamento de Ciências da Comunicação, da Agência de Notícias, do Departamento de Arquivo Geral, do UAP/Rede Integrare, do Centro de Educação Física e Desportos e do Hospital Universitário), um participante é do Instituto Federal Farroupilha, um do Centro Estadual de Educação Básica Conde D’Eu de Rondinha-RS e da um da Escola Estadual de Ensino Fundamental Aloysio Hofer de Barra Funda-RS. Já dos estudantes, foram provenientes dos cursos de Gestão Educacional, de Educação Especial, de Mídias na Comunicação, de Dança da UFSM e do Curso de Serviço Social da ULBRA. E, da comunidade, o curso contou com a presença de uma educadora física (Academia Nova Estéticas), uma relações públicas (Associação de Cegos e Deficientes Visuais – ACDV), uma jornalista, uma terapeuta ocupacional, uma pedagoga,  e da mãe da estudante de Serviço Social da ULBRA, que possui deficiência visual, e acompanhou a filha.

 

Seguem alguns depoimentos de participantes:

Suélen Cristina Zanetti, 29 anos, professora na Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol de Barra Funda – RS e Escola Estadual de Ensino Fundamental Aloysio Hofer de Chapada – RS.

“Enquanto educadora especial e professora da Sala de Recursos Multifuncional, estar participando do curso de audiodescrição e acessibilidade tem sido uma realização profissional e pessoal. Aprendemos a utilizar a audiodescrição como ferramenta para facilitar a compreensão do mundo das pessoas que não vêem, transformando imagens em palavras”.

Mariângela Scheffer Cardoso, 57 anos, aposentada do Hospital Universitário da UFSM, Tecnóloga em Gestão Pública e Especialista em Gestão Pública. Cineasta, diretora cinematográfica com registro na Ancine, coordenadora e idealizadora do Festival Internacional de Cinema Estudantil – CINEST.“Acreditar na magia do cinema com acessibilidade me fez caminhar por novos caminhos com mais oportunidade e acessível  “2018 curso de audiodescro fotografia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-1720

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes