Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

OVNI produz audiodescrição ao vivo no 46º Festival de Cinema de Gramado



De volta à produção da noite com audiodescrição ao vivo no Festival de Cinema de Gramado, a OVNI Acessibilidade Universal prevê público recorde no Palácio dos Festivais para assistir aos quatro filmes exibidos dia 21 de agosto, a partir das 18h, durante a 46ª edição do evento, um dos mais tradicionais do cinema no Brasil. Serão aproximadamente 80 usuários de audiodesccrição e acompanhantes prestigiando os curtas-metragens brasileiros Catadora de Gente, de Mirela Kruel, e A Retirada Para Um Coração Bruto, de Marco Antonio Pereira, e os longas estrangeiro Mi Mundial, de Carlos Morelli, e brasileiro Ferrugem, de Aly Muritiba.

Além das profissionais da OVNI, Mimi Aragón e Kemi Oshiro, outros audiodescritores estão envolvidos na produção dos roteiros e na consultoria: Letícia Schwartz, Rafael Braz, Manoel Negraes e os colegas Estela K. Valeriano e Edgar Jacques, da ETC Filmes, de São Paulo, empresa responsável pelo roteiro de audiodescrição original de Ferrugem, que gentilmente cedeu o material para a narração ao vivo. Outros profissionais também integram a equipe da OVNI: Denis Gosch, que fará a leitura das legendas de Mi Mundial, Juliana Prestes, Lucas Gasparotto e Thayse Benedet, que atuarão no apoio à produção. O equipamento de audiodescrição é fornecido pelo Grupo Evento.

Dois ônibus farão o transporte do público entre Porto Alegre e o Palácio dos Festivais, em Gramado. A produção do Festival também oferece ingressos aos usuários da audiodescrição e respectivos acompanhantes. As reservas devem ser feitas com o envio do nome completo e número de documento de identidade, além da informação sobre se o convidado é usuário ou acompanhante, exclusivamente pelo email “ovniacessibilidade@gmail.com” até o dia 20 de agosto, às 12h. A confirmação da reserva estará sujeita à capacidade do transporte e ao número de cortesias disponíveis. A preferência na reserva de ingressos será dada aos usuários da audiodescrição. Caso as cortesias se esgotem, os acompanhantes poderão adquirir seus ingressos pelo site https://bit.ly/2Mr7XLH.

Os ônibus partirão de Porto Alegre, do Largo Zumbi dos Palmares (Largo da Epatur), na Cidade Baixa, pontualmente às 13h do dia 21 de agosto. Para o embarque, é obrigatória a apresentação do documento de identidade informado na solicitação da reserva. O retorno a Porto Alegre está marcado para as 23h do mesmo dia. Serão dois pontos de desembarque: na Estação Rodoviária e no Largo Zumbi dos Palmares. Usuários da audiodescrição que residem fora de Porto Alegre estão convidados a utilizar o transporte. Neste caso, também devem enviar seus dados para o email da OVNI para assegurar a vaga no ônibus, o ingresso para a sessão e o equipamento de audiodescrição. E, dia 21, estar presentes ao embarque no Largo Zumbi dos Palmares. Quem não precisar do transporte, mas desejar um ingresso para a sessão também deve fazer sua reserva por email.

Audiodescrição ao vivo no 46º Festival de Cinema de Gramado, dia 21 de agosto.
Programação no Palácio dos Festivais

18h
Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros.
Catadora de Gente (18 minutos, Rio Grande do Sul).

Direção: Mirela Kruel.
Sinopse: Catadora de Gente é Maria Tugira Cardoso. Há 30 anos a personagem do filme dedica sua vida à catação de lixo. Com sua fala lúcida a respeito da vida e de suas complexidades, Tugira narra sua história e propõe ao espectador uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais do Brasil.

Ficha Técnica:
Empresa Produtora: Lança Filmes.
Produção Executiva: Mirela Kruel.
Roteirista: Mirela Kruel.
Elenco: Maria Tugira Cardoso.
Direção de Fotografia: Eduardo Nascimento Rosa.
Trilha Musical: H Hunt – Journeys, Natan Ratan – Forevertime Journeys I.
Montagem: Bruno Carboni.
Desenho de Som: Bruno Carboni.

Audiodescrição:
Roteiro: Mimi Aragón.
Consultoria: Manoel Negraes.
Narração: Mimi Aragón.

Mostra competitiva de longas-metragens estrangeiros.
Mi Mundial (102 minutos, Uruguai/Argentina/Brasil).
Direção: Carlos Morelli.
Sinopse: Tito, um garoto que mora na cidade de Colônia, no Uruguai, possui um talento natural para o futebol. As notícias de sua habilidade atraem um representante da Capital que lhe oferece um contrato que pode tirá-lo, e a sua família, da pobreza. A exigência dos treinos o faz abandonar os estudos e Tito deixa de ver o futebol como diversão para enfrentar precocemente as responsabilidades do mundo adulto. Quando Tito está a um passo de conseguir um contrato com o Santos, do Brasil, seu sonho se quebra em mil pedaços e ele deve voltar ao povoado para começar de novo, enfrentar o maior desafio da sua vida e tentar ser um verdadeiro campeão.

Ficha Técnica:
Empresa Produtora: La Gota Cine, Panda Filmes, Pensa & Rocca, Coral Cine e U Films.
Produção Executiva: Lucia Gaviglio Salkind.
Roteiro: Carlos Morelli, com a colaboração de Martín Salinas.
Elenco: Facundo Campelo, Candelaria Rienzi, Cesar Troncoso, Nestor Guzzini, Marcel Keoroglian e Verónica Perrota.
Direção de Fotografia: Sebastián Gallo.
Direção de Arte: Cristina Nigro.
Trilha Musical: André Sittoni.
Trilha Sonora Original: André Sittoni.
Montagem: Santiago Bednarik, Carlos Morelli.
Desenho de Som: André Sittoni.

Audiodescrição:
Roteiro: Mimi Aragón.
Consultoria: Rafael Braz.
Narração: Kemi Oshiro.
Voice over: Denis Gosch.

20h30
Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros.
A Retirada Para Um Coração Bruto (14 minutos, Minas Gerais).
Direção: Marco Antonio Pereira.
Sinopse: Ozório é um senhor que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo/MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.

Ficha Técnica:
Empresa Produtora: Estúdio Marco.
Produção Executiva: Ariane Rocha.
Roteiro: Marco Antonio Pereira.
Elenco: Manoel do Norte.
Direção de Fotografia: Marco Antonio Pereira.
Direção de Arte: Marco Antonio Pereira.
Trilha Musical: Manoel do Norte.
Trilha Sonora Original: Manoel do Norte.
Montagem: Marco Antonio Pereira.
Desenho de Som: Marco Antonio Pereira.

Audiodescrição:
Roteiro: Letícia Schwartz.
Consultoria: Rafael Braz.
Narração: Mimi Aragón.

Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros.
Ferrugem (100 minutos, Paraná).
Direção: Aly Muritiba.
Sinopse: Tati é uma adolescente cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos no Instagram e Facebook. Mas sua vida virará ao avesso quando algo que ela não queria compartilhar com ninguém cai no grupo de WhatsApp do colégio.

Ficha Técnica:
Empresa Produtora: Grafo Audiovisual.
Produção Executiva: Antônio Junior, Chris Spode.
Roteiro: Aly Muritiba e Jessica Candal.
Elenco: Tifanny Dopke, Giovanni de Lorenzi, Clarissa Kiste, Enrique Diaz, Pedro Inoue e Dudah Azevedo.
Direção de Fotografia: Rui Poças A.I.P.
Direção de Arte: Tiago Marques.
Trilha Musical: Love Is Over (Banda Copacabana Club); This Way – Michel Godoy Remix (Banda Copacabana Club e Michel Godoy); Shadow in my way (Pantanum); Eletric High (Pantanum); Infiel (Marília Mendonça).
Montagem: João Menna Barreto.
Desenho de Som: Alexandre Rogoski.

Audiodescrição original: ETC Filmes Acessibilidade.
Roteiro: Estela K. Valeriano.
Consultoria: Edgar Jacques.
Adaptação do roteiro original: Kemi Oshiro.
Narração: Kemi Oshiro.

 

lmbrasil-ferrugem redux

(descrição da imagem) A foto colorida e horizontal retrata uma jovem de cabeça baixa, o rosto sério iluminado por luzes fortes em tons de roxo, vermelho e amarelo. Ao centro, ela aparece do peito para cima, de perfil, voltada para a direita. Com cerca de 16 anos, é branca, magra e tem cabelos castanhos e lisos, na altura dos ombros, sobrancelhas espessas e nariz arredondado. Usa blusa preta de mangas curtas estampada com bolinhas multicoloridas. Ao fundo, desfocadas, três pessoas com roupas coloridas. (fim da descrição) Foto: Divulgação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-1742

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes