Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Live COVID Psiq – Aula aberta: “Luto e perda no contexto de pandemia”



A Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais(CAEd) e o Projeto COVID Psiq convidam a todos para a live intitulada “Aula aberta: “Luto e perda no contexto de pandemia”, com os ministrantes João Pedro Gonçalves Pacheco, médico residente em Psiquiatria do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e Felipe Schroeder de Oliveira, professor do curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN).

A live será no dia 01 de setembro de 2020, às 20h00min, com transmissão pelos canais youtube.com/c/covidpsiq e Facebook COVIDPsiq.

O evento faz parte das ações da UFSM referentes ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: ilustração em formato quadrado, com bordas na cor roxa e fundo de imagem na cor bege. No canto superior esquerdo, na parte bege, há um recorte no sentido diagonal, formando um triângulo na cor roxa. Na parte superior da ilustração, em sentido horizontal, há a palavra LIVE, em letras maiúsculas, na cor roxa, sobre uma linha pontilhada. Na sequência, à direita, há o logo do Facebook (quadrado azul, de ângulos arredondados, com a letra F minúscula ao centro, na cor branca). Abaixo, há o logo do YouTube (retângulo vermelho, de ângulos arredondadas, com um triângulo branco ao centro, indicando à direita). À direita deles, há o logo do projeto COVIDPsiq (rosto humano, de perfil, delineado na cor roxa, com a imagem de uma árvore, cuja copa está no lugar do cérebro). Ao lado direito desse, há o brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. Embaixo, há a sigla da Coordenadoria de Ações Educacionais, CAEd. Abaixo da linha dos símbolos, lê-se o título da live, “Aula aberta: “Luto e perda no contexto de pandemia”. Abaixo, há as fotos dos dois ministrantes do evento, dentro de círculos com bordas roxas. Ao lado direito, há a foto do médico residente do serviço de psiquiatria do HUSM, João Pedro Gonçalves Pacheco. Trata-se de homem de pele branca, cabelo e barbas pretos, expressão sorridente, vestindo camisa social branca e gravata preta. Ao lado esquerdo, há a foto do professor do curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN), Felipe Schroeder de Oliveira. Trata-se de homem de pele branca, cabelo e barba castanhos, expressão sorridente e vestindo camisa social marrom escura. A identificação de ambos se encontra abaixo das fotos. No último terço da imagem, da esquerda para a direita, em sentido horizontal, lêem-se as informações sobre a transmissão do evento: “Dia 1º de setembro”, “20h00min”, “Para acompanhar, acesse youtube.com/c/covidpsiq ou nosso Facebook COVIDPsiq. Fonte da descrição do brasão da UFSM: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 10 de agosto de 2020.

“Luto é um processo natural de resposta ao rompimento de vínculo com um ente querido. Em contexto de pandemia, a morte se torna mais próxima e súbita do que nos parâmetros de rotina. Morte repentina, inesperada e precoce tende a prejudicar a elaboração do luto normal e pode contribuir para o surgimento de transtornos mentais importantes nos indivíduos que vivenciam suas perdas com esse perfil. Sendo assim, frente à pandemia da Covid-19, o processo de luto torna-se mais difícil que o habitual, com desdobramentos que potencializam o risco de agravar os sofrimentos psíquicos individuais e coletivos.

Convidamos todos para assistirem à aula aberta com a temática “Luto e perda no contexto de pandemia”, pelo Dr. João Pedro Gonçalves Pacheco, comentada pelo Prof. Felipe Schroeder de Oliveira, dia 1º de setembro, às 20h.

O Dr. João Pedro Gonçalves Pacheco é Médico Residente do serviço de psiquiatria do Hospital Universitário de Santa Maria.

O Prof. Felipe Schroeder de Oliveira possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Professor do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN) e doutourando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Esse evento está sendo promovido pela Coordenadoria de Ações Educacionais – CAEd UFSM.

Referência: Saúde mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Processo de luto no contexto da COVID-19″. 

 


Publicações Recentes