Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Campanha Outubro Rosa 2020

A Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais(CAEd) soma-se à divulgação da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, denominada Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Neste mês, vamos falar sobre como prevenir o câncer de mama e sobre outros cuidados com a saúde da mulher.
#OutubroRosa #SouUFSM.

Descrição da imagem: imagem horizontal, nas cores salmão, rosa e azul. Há a foto, em preto e branco, do rosto de mulher e o seguinte texto: Outubro Rosa. Saúde da Mulher. # Precisamos Prevenir.

Além dos cuidados ginecológicos, a saúde da mulher requer atenção em outros aspectos. Entendendo a situação de desigualdade social relacionada ao gênero, a atuação da Seção de Saúde da Mulher do Governo do Estado do RS criou os seguintes eixos:
a) Saúde sexual, considerando a identidade de gênero, sexualidade, diversidade, prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, assim como, as doenças ginecológicas;
b) Saúde reprodutiva, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento reprodutivo e na atenção ao abortamento;
c) O enfrentamento à violência doméstica e violência sexual;
d) Atenção ao câncer de mama e colo do útero.
O Hospital Sírio-Libanês sugere cinco cuidados com a saúde da mulher:
Tempo pra si para relaxar e fazer o que gosta;
Estilo de vida saudável com alimentação balanceada e atividade física regular;
Dormir bem;
Atenção com as doenças cardiovasculares;
Avaliações periódicas de saúde.
#OutubroRosa.

Descrição da imagem: imagem quadrada, nas cores rosa, laranja e branca, com foto em preto e branco, do rosto de mulher, com o seguinte texto: Saúde Geral da Mulher.

Existem diversas formas de prevenção para o câncer de mama, a saber:
– Praticar atividade física;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar;
– Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Além disso, é importante fazer o autoexame, tocando a própria mama em busca de sintomas, como os descritos a seguir: nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. Fique atenta e consulte um ginecologista regularmente.
Informações: Instituto Nacional do Câncer (INCA).
#OutubroRosa.

Descrição da imagem: imagem quadrada lilás, nas cores laranja e branca, com foto de uma mulher, em preto e branco, com o seguinte texto: Como prevenir o câncer de mama?

Outro cuidado constante na saúde da mulher é a prevenção do câncer do colo do útero. Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente um guia para acabar com esse câncer até 2030? As formas mais comuns de prevenção são as seguintes:
– Vacinação do HPV;
– Rastreamento de lesões pré-cancerosas com exame ginecológico Papanicolau; Tratamento precoce.
– Informações: Saúde Abril e OMS.
#OutubroRosa

Descrição da imagem: imagem quadrada, nas cores laranja, rosa e branca, com foto de duas mulheres, em preto e branco, como o seguinte texto: Como prevenir o câncer do colo de útero?

A saúde da mulher também perpassa a sexualidade da mulher lésbica. A egressa de Publicidade e Propaganda, Nicolle Sartor, produziu o Guia Velcro Seguro, sobre saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais com vulva, produzido e ilustrado por ela, como projeto final de graduação, sob a orientação da professora Juliana Petermann.
O guia fala sobre vulva, prazer, doenças e infecções sexualmente transmissíveis, exames e prevenção. Confira! #OutubroRosa

Descrição da imagem: imagem quadrada, nas cores verde, laranja e branca, com a foto de duas mulheres, em preto e branco, e o seguinte texto: Guia do Velcro Seguro e a saúde da mulher lésbica.

Outubro Rosa 2020: ato de cuidado com a saúde da mulher.

Descrição de imagem: imagem quadrada, com fundo na cor rosa, com efeito quadriculado. Ao centro, há o brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. Fonte da descrição do brasão: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 10 de outubro de 2020.