Ir para o conteúdo COPSIA Ir para o menu COPSIA Ir para a busca no site COPSIA Ir para o rodapé COPSIA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
A COPSIA

Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) é um órgão de assessoramento, acompanhamento e execução de processos administrativos disciplinares oriundos dos Centros de Ensino e Unidades Administrativas, realizando também as sindicâncias no âmbito da Reitoria. A COPSIA está vinculada ao Gabinete do Reitor e visa a profissionalização da atividade processual disciplinar administrativa, bem como à centralização única das Comissões de Inquérito.

A COPSIA realiza a instrução de quatro procedimentos disciplinares no âmbito da UFSM: Investigação Preliminar Sumária (IPS), Sindicância Investigativa (SINVE), Sindicância Acusatória (SINAC) e Processo Administrativo Disciplinar (PAD), em conformidade com o Estatuto Jurídico dos Servidores (Lei 8.112/1990) e a Instrução Normativa nº 14, de 14 de novembro de 2018, da Corregedoria Geral da União (CGU).

A COPSIA também é responsável por celebrar os Termos de Ajustamento de Conduta, que consistem em um procedimento administrativo voltado para a resolução consensual dos conflitos. Esse procedimento é aplicável aos casos de infrações disciplinares de menor potencial ofensivo, conforme a Instrução Normativa nº 04/2020 da CGU. 

Utilidades
Atendimento

Horário de Atendimento da Secretaria:

Segunda a sexta-feira, das 8h. às 12h. e das 13h. às 17h.

Avenida Roraima, 1000
Prédio 47 (Reitoria – Administração Central)
Térreo – Sala 109 (2º andar)
Campus Universitário
Bairro Camobi – Santa Maria – RS
CEP 97105-900

Ficamos à disposição pelos celulares e e-mail institucionais:

copsia@ufsm.br

(55) 3220-8381 e (55) 99162-2142

 

Edital de Seleção de Bolsista

A Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo informa que está com inscrições abertas para a seleção de bolsista, conforme Edital nº 01/2022. O bolsista prestará apoio administrativo às rotinas de trabalho da unidade em uma carga horária de 20 horas semanais, em turno a combinar, recebendo uma bolsa de R$ 400,00. 

Para acessar o edital, clique aqui.