Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editais

Aprenda a criar e configurar editais.



Criando um novo Edital

Para criar um novo Edital ao sítio o gestor deve acessar o painel administrativo, localizar o menu “Editais” e ir na opção “Novo”.

Ao acessá-lo, será aberto o painel para cadastrar o novo edital. A primeira etapa é dar um título ao edital, lembrando que este não deve conter o número nem o ano do Edital. Essas informações devem ser preenchidas nos campos próprios abaixo do título.

Temos a opção de habilitar ou não a Newsletter no edital, para que os candidatos sejam atualizados todos os dias sobre o edital. O envio das atualizações ocorrerá uma vez por dia, sempre no turno da noite.

Logo após preencher os campos acima, deve-se sinalizar qual tipo de edital está sendo cadastrado. Existem diferentes tipos, cada um com suas características próprias, mas todos funcionam da mesma maneira. Os editais são divididos em:

  • Licitações (restrito ao DEMAPA);
  • Processo de Seleção (restrito à PROGEP);
  • Geral (disponíveis à todos).

Após esse processo, serão apresentados opções extras de acordo com o tipo.

Para editais do tipo Geral, a exemplo, deverá-se categorizar o edital como de Graduação, Pós-Graduação, Extensão entre outras opções. 

Na sequência vamos abordar os tipos de dados disponíveis.

Tipos de Dado

Após a seção com as opções específicas para cada tipo de edital, localiza-se o botão “Adicionar dado” que irá permitir a inclusão de dados individuais no edital. Clicando neste botão será apresentado a opção de inserir dados nos formatos de:

  • Documento Oficial;
  • Documentos;
  • Links.

Todos os formatos de dado permitem uma classificação da sua função em relação ao Edital, sendo que as opções irão variar de acordo com o tipo deste. Na sequência veremos como cada tipo de dado é exibido em editais do tipo Geral.

Documento Oficial

Este tipo de dado permite a inclusão de Documentos Oficiais disponibilizados no SIE através do PEN, bastando incluir um link público para o documento. Ao selecionar “Documento Oficial”, após clicar em “Adicionar dado”, será exibido um campo com instruções para adição dos links que poderão ser recuperados através da busca pública de documentos.

As informações de título e data de criação utilizadas serão as recuperadas diretamente do SIE, já no salvamento do edital. Estas informações serão atualizadas periodicamente, e também serão exibidas no próprio formulário para facilitar a identificação dos documentos oficiais.

Documentos

Ao clicar em “Documentos”, na opção de “Adicionar dado”, é possível adicionar um arquivo com qualquer uma das extensões permitidas. A exemplo, se estivermos abrindo um edital vamos: colocar o título do arquivo; selecionar a data de publicação; e selecionar o tipo “Abertura”.

Após  clicamos no botão “Adicionar arquivo”, onde teremos uma nova janela para acessar o gerenciador de mídias. Para uma melhor organização, pode-se criar uma pasta e fazer o upload do arquivo para aquela pasta.

Ao clicar em “Adicionar Dado” e selecionar a opção “link”, será possível incluir dados como link para inscrições ou outros recursos externos. Para adicionar um link basta clicar em “Selecionar Link”.

Apresentação do conteúdo

A ideia é que todos os arquivos e links referentes a um edital fiquem no mesmo edital. Dessa forma, quando o usuário for buscar pelo resultado ou legislação no sítio da UFSM ou o órgão em questão ele vai encontrar todos os arquivos do mesmo edital juntos.

É importante salientar que a ordem dos dados é plenamente ajustável pelo administrador, bastando arrastar a caixa do dado desejado para cima ou para baixo para posicioná-la na página.

Quando terminar de adicionar todas as informações, é só clicar em publicar e seu edital estará publicado no sítio, agora com maior facilidade de acesso e mais informações.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-415-416

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes