Os primeiros lotes de documentos restaurados pelo Hub.Doc, em Santa Maria, foram devolvidos aos órgãos de origem nesta semana. Na quinta-feira (16), a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul, unidade vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), recebeu um conjunto de carteiras de trabalho. Já nesta sexta (17), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) teve seus projetos e relatórios de engenharia entregues, marcando mais uma etapa no processo de devolução dos acervos recuperados.
No primeiro lote, foram entregues 14 caixas ao Dnit e 10 ao MTE. Atualmente, o Hub.Doc já recuperou materiais que compõem cerca de 300 caixas pertencentes a diversos órgãos.
A entrega dos arquivos mencionados, porém, representa o primeiro ato simbólico de devolução. Nesse sentido, as coordenadoras do Hub.Doc, Débora Flores, Leolíbia Linden e Daiane Regina Segabinazzi, estiveram presentes na entrega oficial dos documentos.
Para a arquivista e coordenadora Débora Flores, a devolução dos materiais recuperados representa a concretização do esforço coletivo do projeto. “Eu sinto que o trabalho está sendo feito com uma base sólida e temos confiança de que estamos devolvendo um documento vital para que um papel social seja cumprido”, afirmou.
Na mesma linha, a coordenadora Daiane Regina Segabinazzi destacou que outros lotes já estão sendo organizados para devolução aos órgãos que solicitaram o serviço de recuperação. “Já estamos encaminhando outro lote, com maior volume de caixas recuperadas. O Hub.Doc tem um papel fundamental e articulador na recuperação e salvaguarda desses acervos”, ressaltou.
Texto: Pedro Moro, estudante de Jornalismo
Fotos: arquivo pessoal