Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parque Tecnológico da UFSM marca presença na Expointer

Por meio da Riagro/RS e do RS Innovation Agro, UFSM atuou em uma das maiores feiras do agronegócio na América Latina



Entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (PICT-UFSM) esteve presente na 45ª Expointer, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. O evento no ano de 2022 bateu recorde de visitantes, com uma marca de quase 773 mil pessoas, cerca de 356 mil a mais do que na edição de 2019, a última inteiramente presencial. 

Esse intenso fluxo de pessoas no evento proporcionou visibilidade aos representantes do PICT-UFSM no local, que foram a Superintendente do Parque, Maria Daniele Dutra na Rede de Inovação do Agronegócio do RS (Riagro/RS) e as startups incubadas na Pulsar, que participaram no RS Innovation Agro, o espaço da feira dedicado à mostra de inovações tecnológicas para o setor. 

A Superintendente Maria Daniele participou do painel “Riagro/RS: panoramas e perspectivas”, no dia primeiro de setembro. Esta organização possui o intuito de constituir uma ação coletiva, agregando as melhores competências e talentos das principais Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado, para transformar conhecimento em desenvolvimento à sociedade, com ações focadas no agronegócio.

Em sua fala, a Superintendente destacou que o Parque Tecnológico surgiu com o propósito que se alinha com o da Riagro/RS, para acelerar o desenvolvimento de spin offs, statups e instituições parceiras: “ É justamente unir as mãos para avançar e para que nós consigamos evoluir com mais qualidade de relacionamentos, cujos fortalecem as nossas parcerias para que tenhamos conexões e relacionamentos duradouros, com um propósito.” Completa. 

Além disso, a presença no painel na Expointer traz muita visibilidade que se faz necessária, como salienta a Superintendente: “É daqui que surgirão especificamente toda essa visibilidade desse movimento que vai nos levar a outro patamar, porque potencial nós já possuímos. Quando descobrem a qualidade das empresas, startups e entidades que trabalham especificamente com o agro as pessoas ficam espantadas com o potencial que nós possuímos, mas que muitas vezes fica somente no Rio Grande do Sul.” Exemplifica Maria Daniele, que justamente por isso, é importante que exista uma união entre todos os parceiros para que a visibilidade se eleve, faça com que o propósito se firme e a aceleração aconteça. 

No âmbito das startups, a Lupora, a Weecaps, a Crops Team, e a Performance Vegetal participaram do RS Innovation Agro, apresentando os seus pitchs e estandes no evento. Também, a Zeit foi agraciada com o prêmio O Futuro da Terra, na categoria Startup do Agronegócio, promovido pelo Jornal do Comércio e pela Fapergs, entregue durante a Expointer. 

Destaca-se a importância da presença do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia em um evento deste porte, participando do ecossistema de inovação e trazendo visibilidade para as ações voltadas para o Agronegócio na UFSM. 

 

Texto: Paola Jung, jornalista colaboradora do PICT-UFSM. 

Fotos: Divulgação. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-661

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes