Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Por que as empresas precisam abordar ESG para se manterem competitivas?



Os indicadores de desempenho social, ambiental e de governança Environmental, social, and corporate governance (ESG) em inglês, estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas em todo o mundo. A preocupação crescente com questões como mudanças climáticas, direitos humanos e transparência corporativa está forçando as empresas a repensar suas práticas e adotar novos padrões de comportamento. Em 2021, empresas brasileiras que adotaram boas práticas ESG captaram 10 bilhões de dólares em investimentos, mundialmente, os fundos negociados em bolsa, atraíram quase 130 bilhões de dólares. Inicialmente, acreditava-se que as práticas ESG seriam momentâneas e posteriormente cairiam em desuso, porém com o passar do tempo ficaram cada vez mais conhecidas e agora, podemos ver que elas vieram para ficar. 

No entanto, adotar práticas ESG pode ser desafiador para as empresas, especialmente para aquelas que estão acostumadas a se concentrar apenas no lucro. Muitas empresas ainda não entendem o que são os indicadores ESG e como eles afetam sua atuação. Implementar essas práticas pode ser difícil, especialmente para empresas que já têm uma estrutura estabelecida e resistência a mudanças. Adotar essas práticas não é algo que pode ser feito apenas pelo departamento de responsabilidade social corporativa, mas sim em todas as áreas da empresa, incluindo operações, vendas e finanças. 

As práticas ESG buscam alternativas para redução na emissão de poluentes, consumo e geração de resíduos, assim como, a adoção de energias renováveis e o impacto social que as empresas devem ter. Na área de resíduos, as práticas visam a mudança de cultura relacionada ao meio ambiente e sustentabilidade em toda a organização, assim como, no gerenciamento adequado dos resíduos e efluentes gerados. Em 2022, a revista Exame publicou algumas das empresas reconhecidas por adotarem as boas práticas ligadas à sustentabilidade, algumas delas foram o banco Santander, o Boticário, a Gerdau e a JBS.

Olhando para o presente e o futuro, a startup Connect Sust é uma empresa de gestão de resíduos que trabalha com educação ambiental, certificação, coleta e destinação de recicláveis em Santa Maria, RS. Somos uma Esgtech que faz gestão de resíduos para empresas e condomínios por assinatura. Atualmente fazemos parte do InovaTec UFSM, Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia.  Uma Esgtech, é uma empresa que visa unir as práticas ESG  com a tecnologia, trazendo inovações para área. 

 Nosso objetivo maior é ajudar as empresas e condomínios a mudarem a forma de gerenciar seus resíduos para gerar impacto ambiental, social e econômico. Temos como diferencial trabalhar no modelo Asset-light que visa diminuir ativos e trabalhar com parcerias, por isso, todos os resíduos coletados são doados a Associações de Reciclagem e contribuem na renda de muitos catadores. 

Artigo escrito por Pauline Sagrilo, Engenheira de Produção e CEO da Connect Sust, Esgtech do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-780

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes