Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reconhecimento internacional: Advanced Farm 360 posiciona universidade como promotora da agricultura sustentável



O projeto, que possuí parceria com as startups da Pulsar Incubadora Tecnológica do InovaTec UFSM, recebeu destaque no site da ONU

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui um projeto que promove ensino, pesquisa, extensão e inovação para a agricultura, intitulado “Advanced Farm 360”, o qual possui parceria com startups vinculadas à Incubadora Pulsar do InovaTec UFSM Parque Tecnológico. Coordenado pelo Professor Luciano Pes, o projeto tem obtido reconhecimento internacional, como, por exemplo, um artigo publicado sobre a sua atuação no site da Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltando o trabalho realizado na promoção da agricultura sustentável.

 

Confira abaixo o artigo traduzido na íntegra:

 

Da Sala de Aula para o Campo: Universidade Promove Agricultura Sustentável

“Futuras melhorias na agricultura e nos sistemas alimentícios continuarão dependendo de uma eficiência maior – produzir mais com menos – mas será necessária uma maior ênfase nas dimensões sociais e ambientais da sustentabilidade”, diz um documento de referência técnica intitulado Transforming Food and Agriculture to Achieve the SDGs publicados pela Food and Agriculture Organization (FAO) das Nações Unidas. 

O Advanced Farm 360 é um projeto institucional de desenvolvimento do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que é membro da United Nations Academic Impact (UNAI) no Brasil, a qual visa aprimorar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação em agricultura. Ela possui três principais focos: agricultura de precisão, ciência animal de precisão e produção agrícola sustentável.

Todas as atividades são realizadas nos 160 hectares de área agrícola do campus. Os cultivos incluem as culturas anuais de grãos (soja, milho, arroz irrigado, trigo, centeio e plantas que cobrem o solo), pastagens anuais e perenes (para pecuária de corte e ovinocultura), sistema de integração lavoura-pecuária-floresta com plantações de eucalipto, oliva, pomar de frutas nativas, frutas cítricas, nogueiras, produção de espécies ornamentais e culturas anuais para a produção de biocombustíveis.

O projeto surgiu da demanda local por profissionais capazes de trabalhar com as chamadas tecnologias da Agricultura 4.0 e da necessidade de tornar a atividade agrícola mais ambientalmente sustentável. Isso está relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: Fome Zero, que destaca a relevância da pesquisa agrícola e a necessidade de dobrar a produtividade agrícola, garantindo sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementando práticas agrícolas resilientes.

A Agricultura 4.0 possui tecnologias que racionalizam o uso de insumos como corretivos de óleo, fertilizantes, defensivos e pesticidas, entre outros, considerando a variabilidade espacial dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, das plantas e dos outros fatores que interferem na produção agrícola. Dessa forma, os insumos são aplicados de forma correta e na quantidade certa, resultando em uma maior sustentabilidade e produtividade.

O Advanced Farm 360 também atua intensamente em bioinsumos, incluindo inoculantes e agentes biológicos para manejo de pragas e doenças. Por exemplo, foi realizado um estudo no qual o manejo biológico alcançou a produtividade semelhante ao manejo 100% químico, mas com um custo cinco vezes menor. Além disso, práticas de conservação do solo são utilizadas em toda a área agrícola, demonstrando o foco geral na sustentabilidade agrícola.

As atividades do projeto estão divididas em ensino, pesquisa e extensão. As atividades de ensino incluem aulas teóricas e práticas com tecnologias de ponta disponibilizadas por empresas parceiras, beneficiando os alunos da UFSM de diferentes níveis de ensino e áreas relacionadas à Agricultura 4.0, como as Ciências Agrárias e as Engenharias. As atividades de pesquisa são realizadas em parceria com outras ações da UFSM.

Tais ações abrangem áreas como agricultura de precisão e projetos inovadores. Além disso, foram estabelecidas parcerias com diversas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. As atividades de extensão incluem a proposta de realizar “dias de campo” para os agricultores da Região Central do Estado divulgarem tecnologias compatíveis com a realidade desses produtores. O projeto também visa promover cursos de capacitação para produtores rurais em temas de extrema importância.

Para realizar essas atividades, o Advanced Farm 360 conta com o apoio de diversas empresas privadas do setor agrícola, cujas fornecem as tecnologias mais recentes que dispõem. Além disso, o projeto também faz parceria com as startups vinculadas à incubadora da UFSM, as quais utilizam a área agrícola do projeto para validar suas tecnologias, permitindo o uso de novas tecnologias antes mesmo delas estarem disponíveis no mercado.

A equipe do Advanced Farm 360 é composta por onze professores e quinze alunos tanto de graduação quanto de cursos técnicos. “Este é um projeto inovador que promove a interação entre indivíduos de diferentes áreas do conhecimento, fomentando o desenvolvimento e a validação de tecnologias para uma agricultura mais sustentável junto às principais empresas do agronegócio”, disse o coordenador do projeto, Luciano Pes.

Uma das alunas envolvidas, Veronica Fuzer Guarienti, comentou que o projeto concedeu a ela experiência prática com equipamentos e máquinas de agricultura de precisão e a oportunidade de conhecer diferentes cultivares e produtos biológicos. “Isso me permitiu ver a realidade fora da universidade”, acrescentou. “Estou sempre aprendendo coisas novas, inclusive formas de tomar decisões mais assertivas para a agricultura”, explicou outro aluno, Gustavo Zanon Peripolli.

Você pode conferir o artigo completo em inglês no site da ONU, e conhecer mais a respeito do projeto Advanced Farm 360 através da sua conta no Instagram

 Notícia e Tradução: Paola Jung, jornalista colaboradora do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec). 

Revisão: Luana Giazzon, Assessora de Comunicação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec). 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-886

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes