Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

InovaTec UFSM promove reunião com apoiadores de projeto dos FabLabs 



Entre os meses de abril e junho ocorreram dois encontros de apresentação do projeto dos FabLabs que serão implementados no InovaTec UFSM Parque Tecnológico esse ano, onde reuniram-se membros, coordenadores e apoiadores do projeto. A primeira reunião, feita com representantes da Prefeitura de Santa Maria, teve a presença do vice-prefeito Rodrigo Decimo. Na segunda  reunião, realizada na última quarta-feira de junho (28), estiveram presentes representantes do Sebrae, que também é um dos apoiadores do projeto, com a participação de Márcio Pires, gerente de inovação do Sebrae.  Os dois encontros contaram com a presença da Thaiane Marques e Cassandra de Deus,  fundadoras da Weecaps, Food Tech do ecossistema de inovação do InovaTec. 

Se você ainda não está familiarizado com o tema, FabLabs são ambientes equipados com máquinas e ferramentas de fabricação digital que impulsionam e incentivam a inovação, aprendizagem e o empreendedorismo local. Esses ambientes surgiram junto com o crescimento do Movimento Maker, fornecendo espaços de interação entre empreendedores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral para que possam experimentar, aprender, compartilhar conhecimento e desenvolver projetos a partir do uso de tecnologias colaborativas. Esse é um trecho da reportagem produzida para o site do InovaTec sobre como funcionam esses ambientes de validação tecnológica e como se dará o processo de implementação do projeto dentro da nossa instituição, e você pode acessar a reportagem completa sobre os FabLabs aqui no site do InovaTec.

O gerente de inovação do Sebrae, Márcio Pires, falou sobre sua visão sobre o projeto dos FabLabs e as possibilidades para o empreendedorismo, os benefícios para o ecossistema de inovação que atua na área de food system. “Faz todo sentido na visão que Sebrae tem pro estado, hoje o foodtech no RS, ele representa quase 40% do nosso PIB, muitos pequenos empreendedores atuam dentro desse sistema, e agregando tecnologia aos seus negócios,teremos mais valor agregado, mais qualidade de vida para essas pessoas, mais renda e mais qualidade de vida para população como um todo.”

Para o vice-prefeito de Santa Maria Rodrigo Decimo, os FabLabs oferecerão um ambiente adequado para novas ideias e para a experimentação, permitirão que as pessoas transformem suas ideias em realidade, criando protótipos e testando novos conceitos e promovendo um espaço de criação, aprendizado e inovação. “Os FabLabs desempenham um papel importante no desenvolvimento de habilidades criativas, tecnológicas e empreendedoras, desempenhando um papel importante na democratização da fabricação e desenvolvimento de habilidades. Com esse projeto, Santa Maria e região proporcionarão instrumentos para podermos avançar com novos produtos e serviços, inovando cada vez mais.” 

Na ocasião, os colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer na prática sobre o funcionamento de equipamentos (como a impressora 3D de alimentos) e as possibilidades de desenvolvimento de produtos a partir dessas tecnologias que estarão disponíveis no FabLab – como alimentos plant-based ou que não possuem origem animal – e que potencializarão o desenvolvimento socioeconômico de Santa Maria, colocando a cidade como rota de inovação no ramo alimentício. 

 

Texto por: Izadora Lemes Rocha, estagiária de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico. 

Revisão: Luana Giazzon Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1129

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes