Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Startup da Pulsar Incubadora Tecnológica faz expedição aos Estados Unidos

A startup Crops Team lidera viagem técnica a fazendas e institutos de pesquisas agrícolas

Confinamento bovino em Nebraska, EUA.

No mundo agrícola, o conhecimento e a troca de experiências são fundamentais para impulsionar a produtividade e a inovação. Recentemente, um grupo de agricultores de Alegrete e Manoel Viana, no Rio Grande do Sul, e a equipe da Crops Team, startup da Pulsar Incubadora Tecnológica, embarcaram em uma jornada rumo aos Estados Unidos.

No primeiro dia da viagem, o grupo visitou produtores de milho, soja e trigo, bem como o maior confinamento bovino do oeste do estado de Nebraska, EUA. Esta introdução rica em experiências agrícolas preparou o terreno para o que estava por vir. A jornada continuou com visitas à University of Nebraska, onde o Núcleo Duro da Soja, como é conhecido o grupo formado pela Crops Team, pôde aprofundar seu conhecimento sobre as práticas agrícolas americanas.

Water Utilization Learning Center

Um dos destaques da viagem foi a visita à Water Utilization Learning Center da Bayer, localizada em Gothenburg, Nebraska. Aqui, os participantes puderam explorar as inovações no uso eficiente da água na agricultura. Além disso, o grupo teve a oportunidade de conhecer o escritório central da Lindsay, uma das maiores empresas de irrigação do mundo, em Omaha, Nebraska.

A jornada também incluiu visitas a fazendas e centros de pesquisa, como a MidPlains Ag e Mark’s Farm, em Elgin, Nebraska, onde os participantes puderam explorar práticas relacionadas à soja, milho e pecuária. A Kansas State University, em Manhattan, Kansas, proporcionou uma visão aprofundada das pesquisas em saúde do solo, enquanto a Guetterman Brothers Family Farms, em Bucyrus, Kansas, permitiu que o grupo visse de perto as operações de uma família agrícola de quinta geração.

Visita à Guetterman Brothers Family Farms, em Bucyrus, Kansas.

Michel Rocha, CEO da Crops Team, compartilhou suas impressões sobre a viagem: “Essa foi a primeira visita que nós fizemos com o Núcleo Duro da Soja aos Estados Unidos, e a partir de agora, faremos um roteiro anual pelos Estados Unidos ou por outra região do mundo. Nossa equipe, composta por membros da Crops Team e cinco produtores, aprendeu muito e agora já está aplicando os conhecimentos adquiridos na viagem em nossas próprias operações agrícolas no Brasil.

A jornada terminou com uma visita à Bryan Farm, em Jamaica, Iowa, em colaboração com a Iowa State University, onde aspectos cruciais de armazenamento e manejo agrícola foram discutidos e explorados. A última parada da viagem foi em Illinois, na cidade de Chicago, com uma visita à bolsa CBOT, onde as cotações mundiais de milho e soja são realizadas.

A viagem, que ocorreu de 3 a 13 de agosto, foi uma iniciativa da Crops Team com o Núcleo Duro da Soja, composto por produtores de soja, milho, arroz, trigo, pecuária de corte e canola nas regiões de Alegrete e Manoel Viana. O grupo, composto por sete membros, incluindo Eduardo Winck e Michel Rocha, da Crops Team, retornou ao Brasil enriquecido com novos conhecimentos, insights valiosos e uma rede de contatos agrícolas.

Essa viagem não apenas enriqueceu os conhecimentos dos participantes, mas também fortaleceu as conexões internacionais no campo da agricultura. O sucesso da iniciativa do Núcleo Duro da Soja promete inspirar futuras jornadas de aprendizado e intercâmbio agrícola, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

Texto: Fabrício Dias, estagiário do curso de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão: Luana Giazzon, assessora de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.