Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

SANTA MARIA: A CIDADE DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO

Maria Daniele Dutra, Gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico

Por Maria Daniele Dutra, Gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico

Repleta de mentes criativas e berço de soluções inovadoras, a cidade de Santa Maria, por meio dos ambientes de inovação (incubadoras, coworkings, parques tecnológicos, aceleradoras, hubs de inovação) carrega consigo o potencial de impulsionar o progresso tecnológico, científico e econômico.
Ponto de encontro de ideias e projetos que, ao evoluírem do papel, exercem transformação econômica e social. Os ambientes de inovação propiciam o surgimento de novos negócios e fomentam a competitividade e a prosperidade global. Afinal, têm notável potencial para a geração e catalização de tecnologias inovadoras.
Ao reunir mentes criativas e recursos, esses espaços promovem a colaboração entre a sociedade, empresas, acadêmicos, empreendedores e startups, o que estimula a criação de soluções inovadoras, o desenvolvimento de tecnologia e práticas disruptivas. Essa convergência de mentes e recursos é a ponte para o desenvolvimento de soluções competitivas a nível mundial. Afinal, a atmosfera de experimentação e tolerância ao risco nesses ambientes de inovação permite a exploração de ideias e a descoberta de soluções com potencial de transformar setores inteiros.

Na vanguarda
A vanguarda em ambientes de inovação, a nível nacional e estadual, é marca registrada da cidade de Santa Maria. Em 1999, é implantada pela Profa. Nillza Zampieri a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (atual Pulsar Incubadora da UFSM), primeira incubadora de empresas do Rio Grande do Sul e terceira do Brasil. Esse pioneirismo, somado à implantação de demais ambientes de inovação, materializa a experiência do ecossistema em desenvolver negócios tecnológicos e inovadores, sendo muitos deles com níveis de competitividade global.

O nível de disrupção das tecnologias geradas aqui, estão longe de serem menos competitivas, com o que vem sendo desenvolvido no Exterior. Na visita que realizei neste mês em ambientes de inovação de Portugal e da Espanha (foto), pude constatar que quando o assunto é qualidade dos negócios gera- dos em Santa Maria, seja Divulgação pelo nível de disrupção ou tecnologia, não deixamos nada a desejar. Projetos financiados por fundos europeus, em grandes institutos de tecnologias em parcerias com empresas, testam soluções, que em nosso ecossistema já foram testadas, validadas e já estão inclusive presentes em mercados inter- nacionais, comprovando
o desenvolvimento local, mas com alcance global para resolução de problemas globais.

Visão coletiva

Para uma visão coletiva de futuro, acredito que a soma dos esforços do ecossistema de Santa Maria tem gerado excelentes sementes aos estudantes das escolas municipais. Nesta semana, foi inaugurado o centro municipal de inovação e empreendedorismo criativo – EduTech, que, somado às ações da coordenadoria de educação empreendedora da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) da UFSM, amplifica a capacidade da cidade em oferecer a seus jovens as competências necessárias para o desenvolvimento de um terreno fecundo para o crescimento econômico sustentável.

Para 2024, os ambientes de inovação de Santa Maria, ganharam um reforço a mais, pois estão previstos três ambientes de validação de tecnologias com níveis tecno-lógicos de ponta, e todos com proposta de serem ambientes abertos e colaborativos, o que nos eleva a outro patamar de geração de conhecimento, e rápida implementação de avanços tecnológicos, sendo eles um FabLab Foodtech, BioFabLab e um Living Lab de Bioinsumos dentro do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, planejados para serem ambientes que testam e validam soluções.

No ecossistema de Santa Maria, é perceptível que as sementes do progresso, que conectam pessoas por meio dos ambientes de inovação, estão sendo plantadas e cultivadas, e que resultados já florescem por meio da entrega de soluções que oportunizam a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento e prosperidade da comunidade santa-mariense, onde seguimos se-meando constantes ideias que transformam realidades.