Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artigo: Os desafios e o movimento para a inovação em Santa Maria



Anderson Cardozo Paim, Gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica

Autor: Anderson Cardozo Paim

Santa Maria da Boca do Monte, uma cidade conhecida por sua vocação acadêmica, científica e tecnológica, está no caminho para se tornar um polo de inovação e desenvolvimento econômico.

Com uma variedade de instituições de Ensino Superior, parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras – começam a despontar alguns resultados que corroboram a afirmação. Exemplo disso é a cidade já figurar como referência no Estado ficando em 4º lugar no ranking número de startups, segundo a Associação Brasileira de Startups.

No entanto, para que essa transformação ocorra, é necessário superar alguns desafios. Um deles é a necessidade de uma maior articulação entre os diferentes atores do ecossistema, como empresas, universidades, governo e sociedade civil.

Existem diversas entidades engajadas em transformar esse cenário e algumas têm papel fundamental nesse processo, atuando como um agente de fomento e de orquestração dos ecossistemas locais de inovação.

Outro desafio é identificar e valorizar as vocações econômicas e os potenciais tecnológicos de Santa Maria. A cidade possui uma diversidade de setores que podem se beneficiar da inovação, como o eletrometalmecânico, o agro e o TIC (tecnologias de informação e comunicação).

Os ambientes de inovação são fundamentais para promover o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade. Além disso, é necessário promover a cultura de inovação e empreendedorismo na cidade. Iniciativas como o Inova Centro e o Santa + são essenciais para isso, pois propõem o surgimento de um ecossistema para negócios.

Apesar desses desafios, Santa Maria tem muitas oportunidades para se consolidar como uma referência em inovação. A cidade conta com um capital humano qualificado, uma produção científica expressiva, uma tradição empreendedora e uma localização estratégica. Além disso, a cidade tem se destacado no cenário das startups.

Esses fatores, aliados a uma visão de futuro e a uma ação conjunta dos diversos atores do ecossistema, podem fazer de Santa Maria uma cidade mais inovadora, competitiva e sustentável. Então, você está pronto para fazer parte dessa transformação?

Artigo publicado em Diário de Santa Maria, no dia 04/02/2024.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1790

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes