Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Advanced Farm360º auxília em ação da Prefeitura de Santa Maria no combate à dengue



O projeto Advanced Farm360º, vinculado ao Colégio Politécnico da UFSM, e a Prefeitura Municipal de Santa Maria uniram forças para combater a dengue no município. A iniciativa, que teve início na sexta-feira (10/03), conta com o apoio do Exército Brasileiro e de um drone para pulverização larvicida em áreas de difícil acesso. O mutirão, que terá duração de dez dias, envolve agentes de saúde, militares do Exército e o drone da UFSM. As equipes visitarão residências por residência para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Tecnologia a favor da saúde pública

O drone utilizado no mutirão é um modelo chinês importado para o projeto Advanced Farm 360 do Colégio Politécnico da UFSM. O equipamento é capaz de sobrevoar casas, antenas, fios e copas de árvores, áreas inacessíveis para o canhão e a pulverização costal tradicional.

Benefícios do uso do drone

De acordo com o agrônomo e professor do Colégio Politécnico, Luiz Felipe Carvalho, o uso do drone oferece diversos benefícios, como:

Agilidade: Uma quadra pode ser pulverizada em apenas quatro minutos, reduzindo o tempo de trabalho das equipes.

Precisão: O drone permite a aplicação precisa do larvicida, evitando o desperdício de produtos e minimizando o impacto ambiental.

Segurança: O equipamento opera em locais de difícil acesso, diminuindo o risco de acidentes para os trabalhadores.

Além disso, o professor destaca que a ação é uma troca. O projeto ajuda a comunidade e a prefeitura no combate à dengue, em contrapartida os alunos do curso Técnico em Agricultura de Precisão podem pôr em prática o que aprendem através dessas ações. 

Formação de pilotos agrícolas

O professor Luiz Felipe também ressalta que o Advanced Farm360º e UFSM também estão oferecendo um curso de formação de pilotos agrícolas para operar drones. O curso, homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será realizado no primeiro semestre de 2024 e atenderá todo o estado do Rio Grande do Sul.

Dados alarmantes

Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, Santa Maria já registrou mais de 1.000 casos de dengue em 2024. O número é superior ao registrado em todo o ano de 2023. A Prefeitura de Santa Maria reforça a importância da participação da população no combate à dengue. É fundamental eliminar qualquer foco de água parada, como em vasos de plantas, calhas e pneus velhos. Ações simples como estas podem evitar a proliferação do mosquito e prevenir a doença.

Para mais informações sobre o combate à dengue, acesse o site da Prefeitura.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Fotos: João Vilnei/PMSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1993

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes