Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Gestão do InovaTec UFSM vai à capital gaúcha para participar de conferência latino-americana da IASP



Entre os dias 18 e 20 de março ocorreu em Porto Alegre a Conferência IASP LATAM 2024. A iniciativa de organizar o evento na capital gaúcha é da Aliança para Inovação de Porto Alegre, que reúne três universidades: UFRGS, PUCRS e UNISINOS. O evento também teve a parceria da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) e do South Summit Brazil.

Anderson Paim (esq.), chefe do Núcleo de Incubadoras do InovaTec UFSM foi ao evento representando a gestão do Parque. Lissandro Dalla Nora (dir.), diretor do Itec Park UFN também esteve presente. Juntos, representaram o ecossistema de Santa Maria.

Anderson Paim, chefe do Núcleo de Incubadoras do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, representou a gestão do Parque nos 3 dias de conferência. Em entrevista anterior, o gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM falou de suas expectativas sobre o evento. “A Conferência da IASP LATAM é um evento de grande importância para o nosso Parque Tecnológico e para a região Sul do Brasil.” Segundo ele, o evento, que reuniu especialistas internacionais e nacionais em ciência, tecnologia e inovação, promoveria o debate e a troca de experiências sobre os principais desafios e oportunidades do setor.

 

O primeiro dia foi centrado em atividades de imersão nos ambientes de inovação da região, com visitas técnicas a Parques científicos tecnológicos como Tecnosinos/Unisinos, Zenit/UFRGS, e hubs de inovação como Instituto Caldeira.

No segundo dia, o evento ocorreu no Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ PUCRS, o TecnoPUC, e contou com palestras, painéis e oportunidades de networking com agentes de ecossistemas da América Latina, América Central e do Norte, e também da Europa. Figuras relevantes que compõem esta rede global estiveram presentes, como a CEO da IASP, Ebba Lund, o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento do TecnoPuc e Board member da IASP, Jorge Audy, o Coordenador da Aliança dos Distritos de Inovação, Josep Piqué, a Presidente da Divisão norte-americana da IASP e demais lideranças presentes na conferência, como a Secretária adjunta da Secretaria da Inovação, Tecnologia e Ciência do RS, Simone Stülp.

Jorge Audy, superintendente do TecnoPUC, fez um panorama sobre o evento, que reuniu 17 países e seus representantes de parques científicos tecnológicos, e mais de 130 pessoas na iniciativa organizada pela Aliança pela inovação de Porto Alegre. “Um momento muito bonito de integração entre todos nós, mas principalmente no sentido de aprofundar esse network tão importante que caracteriza a IASP, que é realmente uma rede dos melhores Parques científicos, tecnológicos e áreas de inovação, e hoje em dia também dos distritos de inovação que nós temos no mundo.” afirma. Segundo ele, tudo isso induz e propicia muitas oportunidades de colaboração entre os membros e atores de seus ecossistemas espalhados pelo mundo.

Audy também falou sobre a inserção do InovaTec nesta rede global que representa um marco significativo na jornada do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, abrindo novas perspectivas e oportunidades para impulsionar a inovação.

“Como membro do board internacional da IASP, fiquei muito feliz agora em termos o Inovatec Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria como associado também conosco. Vai ser uma satisfação começar a conviver com os nossos amigos de Santa Maria, nos eventos não só regionais como internacionais.”

Na cerimônia de encerramento do evento estiveram presentes junto à CEO da IASP, Ebba Lund e board member da IASP, Jorge Audy, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o diretor de Relações Internacionais da Anprotec, Romildo D. Toledo-Filho, a presidente da Anprotec Adriana Ferreira de Faria e Juan Pablo S. Chacón, presidente da divisão latino-americanada IASP.

O terceiro dia de evento foi concluído na abertura do South Summit Brazil, principal evento de inovação e empreendedorismo da América Latina, que ocorre entre os dias 20 a 22 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Para Jorge Audy, a IASP é uma janela para o mundo, que permite a conexão e colaboração enquanto atores dessa indústria, dos Parques Científicos, Tecnológicos e áreas de inovação. Na metade deste ano, entre os dias 24 e 27 de setembro, ocorrerá a 41° Conferência Global da IASP, sediado em Nairóbi/ Quênia.

Texto: Izadora Lemes, bolsista de Jornalismo do. InovaTec UFSM.

Fotos: Izadora Lemes.

 

 

 

Primeiro dia

Segundo dia 

Terceiro dia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-2004

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes