Nesta segunda-feira (5), foi inaugurado o espaço maker (InovaTec Lab). O evento marcou a primeira ação do Festival da Cultura Maker e contou com a presença da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria.
O festival teve início no Espaço Collab, com a frase ‘’O valor de uma ideia está em colocá-la em prática’’, do inventor Thomas Edison, que resume o propósito do laboratório – de transformar ideias em soluções práticas para desafios do cotidiano. Além da apresentação dos benefícios e possibilidades do ambiente para a comunidade acadêmica, também foi disposto um espaço para que as autoridades presentes falassem sobre suas considerações acerca da criação do InovaTec Lab.
O ambiente é o primeiro espaço maker vinculado a um Parque Tecnológico em Santa Maria. E por isso, abre o precedente para que startups, empresas e agentes da sociedade possam trabalhar gratuitamente com os aparatos tecnológicos disponíveis. O reitor, Luciano Schuch, acredita que o laboratório será de grande utilidade para a comunidade como um todo.
“A criação desse espaço, para nós, é conexão. É conectar nossos estudantes de todos os níveis de modalidade, conectar com nossas empresas, que estão aqui, tanto startups, como empresas já graduadas, e poder utilizar esse espaço junto com a comunidade como um todo – todo o nosso ecossistema da cidade e região. Além de trabalhar com a base do funil – com a ideia de poder validar ideias, validar processos. Isso, para nós, é um marco dentro da instituição, e temos que cada vez fomentar mais ações como essa.”
A proposta do laboratório tem como diferencial a sua forma de uso, já que ele busca atender não só empresas, startups, pesquisadores e estudantes, mas também formar parcerias para incluir a participação do público em geral de Santa Maria e região. Para o Pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Pinheiro Bernardon, o espaço agrega valor para a Universidade e para a sociedade.
“A inauguração do ambiente maker propicia mais um ambiente diferenciado na instituição que vai beneficiar não apenas o parque tecnológico, mas também a UFSM e comunidade geral, visto que tem característica de ser um ambiente aberto, podendo ser usado para ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. Importante destacar que o Maker se integra a outras iniciativas como o Living Lab e o Fab Lab, de modo a termos um ambiente robusto de prototipagem e validação de produtos, gerando novas tecnologias e negócios para instituição e região, além de formação para os nossos estudantes.”
Santa Maria possui hoje o melhor ecossistema de inovação do país, segundo o maior evento do Sistema Sebrae dentro do segmento, o ELI Summit (2024). Para o prefeito, Rodrigo Décimo, o InovaTec é essencial para o fortalecimento desse ecossistema.
“Esse momento é um passo importante que o InovaTec e a nossa Universidade Federal dão no sentido de trazer um espaço diferenciado, alinhado com o que tem de mais moderno no mundo. Eu tenho certeza que o espaço maker, somado ao lançamento do Festival da Cultura Maker, vai ser muito relevante para que nós possamos, com isso, fortalecer ainda mais o nosso ecossistema de inovação de Santa Maria. E o Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria tem um papel muito importante nesse contexto como um todo.”
No segundo momento da solenidade, foi demonstrado aos convidados o funcionamento da impressora 3D Creality Ender SE do espaço maker, com a impressão de objetos de teste. Ela opera a partir da obtenção de um modelo digital, para a criação de objetos tridimensionais. Em vez de tinta e papel, como nas impressoras comuns, ela utiliza materiais como filamentos plásticos, e constrói os objetos por meio de camadas finas, uma em cima da outra, num processo chamado de fabricação aditiva.


A cerimônia foi encerrada com o lançamento oficial do cronograma do Festival de Cultura Maker. Cada dia de evento é destinado a um público específico que será convidado a participar. Maiores informações serão divulgadas no Instagram @inovatec.ufsm.
O que é o espaço maker (InovaTec Lab)?
O InovaTec Lab se trata de um ambiente maker específico para prototipagem e fabricação de modelos físicos. É um espaço colaborativo que dispõe de equipamentos e demais recursos para a elaboração de protótipos, oferecendo estrutura para que a comunidade acadêmica e empreendedora desenvolva, teste e aprimore suas ideias e criações.
A inauguração do InovaTec Lab foi viabilizada pela Política de Inovação da UFSM – um programa que foca em incentivar a inovação, o empreendedorismo e a pesquisa científica e tecnológica em interação com a sociedade. Foi a partir dela que o espaço maker recebeu os recursos necessários para sua fundação, provenientes da Pulsar Incubadora Tecnológica, da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Prefeitura Municipal de Santa Maria e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Texto: Júlia Petenon, bolsista de pós-graduação em comunicação do InovaTec Parque Tecnológico UFSM
Revisão: Jéssica Medeiros, assistente técnica de comunicação do InovaTec Parque Tecnológico.