InovaTec UFSM Parque Tecnológico e Google Cloud, em parceria no Google Cloud Career Launchpad, um programa de formação e desenvolvimento de carreiras em nuvem para a capacitação de pessoas que estão ingressando no mercado tecnológico, estarão ofertando, em um primeiro momento, o Google Cloud Computing Foundations Certificate. Com carga horária de 40 horas, o curso oferece ao público, com pouca ou nenhuma experiência em computação em nuvem, uma visão detalhada de fundamentos básicos de nuvem, infraestrutura, machine learning, inteligência artificial, redes & segurança e fundamentos de data, além de situar onde e como o Google Cloud se encaixa neste contexto.
O curso será dividido em quatro partes: Fundamentos de Computação em Nuvem; Data, ML, e AI no Google Cloud; Rede e segurança no Google Cloud; e Infraestrutura em Google Cloud. Além disso, os alunos poderão obter quatro selos de proficiência nos produtos e serviços do Google Cloud, os Skills Badges, são eles: Implementar Balanceamento de Carga no Compute Engine; Configurar um Ambiente de Desenvolvimento de Aplicativos no Google Cloud; Construir uma Rede Segura no Google Cloud; e Preparar Dados para APIs de ML no Google Cloud.
Os pré-requisitos para inscrição são: ter mais de 18 anos, estar matriculado e frequentando um curso de graduação, curso técnico, ou pós-graduação vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. Não é obrigatório ter conhecimentos prévios, mas os organizadores consideram útil a familiaridade com a área de Tecnologias da Informação, além do interesse em aprender mais sobre nuvem e machine learning.
Os alunos que concluírem o programa até o dia 15 de novembro, com o aproveitamento dos 4 módulos e de seus selos de habilidade, estarão aptos a participar da Feira de Oportunidades de Emprego – Google Cloud Clientes e Parceiros, a JOB FAIR, que acontecerá no dia 2 de dezembro. As inscrições podem ser feitas através do formulário e permanecem abertas até o dia 8 de agosto.
Texto: Júlia Petenon, bolsista de Comunicação do InovaTec UFSM.
Revisão: Adriana Pettengill, gerente do programa Cloud Learning.