A Ingal Agrotecnologia, startup da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, participou da 64ª Reunião Anual da Sociedade de Nematologistas, em Victoria, Colúmbia Britânica. O evento, que reúne especialistas, pesquisadores e instituições acadêmicas de todo o mundo para trocar experiências, apresentar avanços científicos, fortalecer redes de colaboração e debater soluções inovadoras para os desafios da área, aconteceu dos dias 13 a 17 de julho.
Em parceria com a palestrante convidada, a Dra. Claudia Dias Arieira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Ingal Agrotecnologia apresentou os resultados de pesquisas consolidadas sobre os produtos Organic Bloom e Organic Bloom Hydroprotect no controle de nematoides na cultura da soja. A participação da empresa no evento marca um passo importante na internacionalização da tecnologia brasileira, desenvolvida por pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Dra. Leila Picolli da Silva e a Dra. Tatiana Emanuelli.
Segundo a diretora de pesquisa e desenvolvimento da Ingal Agrotecnologia, Cristiane dos Reis:
“Os estudos reforçam o compromisso da Ingal com uma agricultura resiliente, sustentável e menos agressiva ao meio ambiente, posicionando a empresa como referência internacional no desenvolvimento de tecnologias orgânicas.”
A presença de startups vinculadas a Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM em momentos como este reflete o reconhecimento do trabalho realizado em conjunto com a Universidade. A Ingal Agrotecnologia foi uma das pioneiras a passar pelo processo de incubação, e em 2024 assinou um contrato de transferência de Know-How com a UFSM, ações que possibilitaram o desenvolvimento dos produtos analisados na pesquisa.
Texto: Júlia Petenon, bolsista de Pós-Graduação em Comunicação do InovaTec UFSM