A Weecaps, startup incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, participou do Future of Food: South America Seminars, evento que discute os últimos avanços e desafios do setor alimentício, a partir do contexto da América do Sul. Os seminários, que aconteceram no dia 26 de junho, no Hotel Unique, em São Paulo, reuniram líderes globais e profissionais da área para debater sobre o futuro da produção de alimentos.
O primeiro seminário, denominado Building a Sustainable Food Sector in Latam, uniu marcas líderes de alimentos e bebidas e desenvolvedores de ingredientes inovadores para um momento de discussão aprofundado sobre o ramo de produção de alimentos, com foco na situação climática do continente. Os palestrantes discutiram os méritos de ingredientes diferenciados para reduzir a pegada de carbono dos alimentos atuais, e, também sobre como mensurar para onde a indústria deve direcionar os investimentos para obter o máximo impacto. Nesse espaço, startups promissoras apresentaram suas soluções para os desafios de sustentabilidade atuais.
O segundo momento, Nourishing the Next Generation, reuniu especialistas em nutrição e saúde para falar sobre como atender à demanda por alimentos com maior densidade nutricional e contribuam para estilos de vida mais saudáveis. As discussões colaborativas se concentraram nas soluções inovadoras de ingredientes funcionais e de fortificação. De acordo com a Tecnóloga em Alimentos e Diretora de Operações da Weecaps, Cassandra de Deus, participar do Future of Food: South America Seminars foi uma experiência enriquecedora, que serviu para visibilizar a startup e para criar e fortalecer conexões com empresas destacadas no ramo de alimentos.
“Representar a Weecaps como palestrante nesse evento tão importante foi uma honra e uma oportunidade única de mostrar o que estamos construindo com tanta dedicação. Pude apresentar nossa tecnologia de microencapsulação e contar como ela permite desenvolver alimentos funcionais de verdade, com benefícios reais para a saúde. Foi muito gratificante ver o interesse do público e perceber como o tema ressoou para tantas pessoas da indústria […] Voltei cheia de ideias, parcerias em vista e ainda mais motivada a seguir com o nosso propósito: tornar a alimentação saudável mais acessível, eficiente e com impacto de verdade. Com certeza, um momento marcante na trajetória da Weecaps!”
A Weecaps foi incubada pela Pulsar Incubadora Tecnológica em 2020, hoje as soluções da startup ganham visibilidade a nível nacional e internacional. Ela foi pioneira na área no Brasil, desenvolvendo o primeiro equipamento para escalabilidade de microcápsulas para o setor alimentício, e se diferencia por garantir a estabilidade dos compostos bioativos durante os processos industriais, sem comprometer sua funcionalidade.
Texto: Júlia Petenon, bolsista de Comunicação do InovaTec UFSM.