Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM marca presença no HackTown



Dos dias 31 de julho a 3 de agosto, o administrador da Pulsar Incubadora Tecnológica, Rafael Posser, participou HackTown 2025, em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. O festival de inovação, negócios, tecnologia e criatividade é um evento que reúne milhares de executivos, profissionais e empreendedores para compartilhar ideias inovadoras, fazer conexões e elevar seus negócios e projetos. 

O Hacktown é conhecido por abarcar diversas dinâmicas, nesta edição foram mais de 1 mil atividades, dentre elas workshops, shows, palestras, painéis, festas, experiências imersivas e ativações de marca. Foram aproximadamente 40 palestras simultaneamente por hora, realizadas em escolas, praças, clubes, mercados públicos, igrejas, bares, ruas e espaços culturais.

O festival, que acontece desde 2016, foi inspirado no SXSW, e desperta interesse por seu formato descentralizado, unindo públicos de diferentes setores, dentre eles estudantes, representantes de startups, artistas, pesquisadores e empreendedores. A cidade também faz diferença no evento, Santa Rita do Sapucaí foi berço da primeira Escola Técnica de Eletrônica da América Latina, a ETE FMC, e do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), que virou referência global e colaborou para que o Brasil ingressasse no mapa da engenharia e das telecomunicações. O município tem apenas 43 mil habitantes, mas possui mais de 160 empresas de tecnologia e recebe cerca de 30 mil pessoas de todo o mundo para o Hacktown.

Grupo que participou da missão Sebrae.

 

A experiência de Rafael Posser Martins aconteceu através da missão do Sebrae e os objetivos estavam focados em expandir horizontes acerca das temáticas abordadas, ampliar os entendimentos sobre ecossistema de inovação, fazer conexões e trazer uma visão sobre o assunto para o InovaTec UFSM Parque Tecnológico e para a Incubadora Tecnológica da UFSM. Rafael conta que o momento superou as expectativas:

“Tanto na missão quanto no evento foi possível realizar conexões com pessoas do ecossistema gaúcho. Ter participado traz novas ideias e formas de ver a inovação e a tecnologia, fazendo enxergar que essa criatividade necessária se encontra em um ambiente diverso onde existem trocas de experiências. O evento é fantástico mostrando que é possível mesmo no interior, relativamente afastado de grandes centros trazer pessoas para conhecer e experienciar uma cidade que respira inovação, mas não abandona suas raízes. Integrando todos os ambientes e pessoas da cidade, que nesses dias se conectam a algo maior que a tecnologia da informação, a tecnologia humana.”

A participação de representantes da Pulsar Incubadora Tecnológica e do InovaTec Parque Tecnológico UFSM em eventos como este proporciona uma imersão em outros ecossistemas de inovação, o que traz uma visão do que pode ser realizado e aprimorado no contexto de Santa Maria. O propósito é sempre buscar ampliar e aperfeiçoar as ações desenvolvidas no ecossistema de inovação de Santa Maria.

 

Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM.

Revisão: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-3528

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes