A startup Salus Tecnologia, recém incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica, foi indicada para estar presente no FSWK25, o maior evento de inovação, empreendedorismo e tendências da saúde da América Latina. O evento conta com 14 palcos simultâneos e acontece dos dias 5 a 7 de novembro, no Rio de Janeiro.
O FSWK25 é um evento promovido pela Iniciativa Fis, e reúne as principais lideranças e empresas do ramo. O objetivo é trocar experiências, fazer negócios e discutir o futuro dos campos de inovação, empreendedorismo, gestão, educação, inclusão e outros tópicos que ajudam a transformar o acesso à saúde. Além disso, o momento contará com a maior exposição de healthtechs, biotechs e deeptechs do continente.
Na edição deste ano, a Salus foi convidada, pela organização do evento, a participar de forma gratuita. O CEO da startup, Samuel Crespi, fala com entusiasmo sobre a oportunidade, e comenta que a equipe está animada com o network e aprendizados que o FSWK25 poderá proporcionar. E complementa:
“Acaba sendo muito motivador pelo nosso produto, ainda nem lançado, já causar uma boa impressão a nível estadual a ponto de ser indicado para que seja demonstrado à nível nacional. Da nossa parte cabe dar ainda mais foco no trabalho para que caminhemos rumo ao objetivo de sermos referência no network da medicina brasileira.”
O que é a Salus?
A Salus é uma das startups aprovadas na 1ª rodada do edital 01/2025 de incubação da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM. Seu trabalho está focado no desenvolvimento de uma rede social exclusiva para médicos e acadêmicos de medicina. A ideia surgiu a partir de uma demanda do setor, que sentia falta de um ambiente digital seguro que promovesse a interação científica e a criação de conexões entre profissionais e estudantes da área.
O aplicativo elaborado pela startup já tem um nome: Sallu. Segundo Samuel Crespi, a plataforma é realmente segura e confiável para atender às necessidades dos profissionais e estudantes do âmbito da medicina:
“Hoje, podemos afirmar que estamos entregando um ambiente seguro, com identidades verificadas, apresentando grande potencial de contribuição científica e de relacionamentos profissionais para a classe médica do Brasil”, afirma o empreendedor.
A primeira versão do aplicativo já possui funcionalidades para que o usuário possa postar casos e dúvidas por especialidade, interagir com os seus pares, buscar oportunidades, publicar conteúdos científicos, fortalecer sua autoridade profissional e dialogar com docentes e acadêmicos. A participação no FSWK25 é uma oportunidade de expor a Sallu em um local de interação com agentes da área, possibilitando criar conexões com entidades que têm potencial de instigar a adesão de novos interessados, bem como apresentar o produto a possíveis parceiros comerciais.
Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM.
Revisão: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM.