Como parte das atividades do projeto DEutsch-BRAsilianische IngenieursAkademie (DeBraIA) – traduzido como Academia de Engenharia Alemanha-Brasil – o InovaTec UFSM recebeu, na última quarta-feira (5), a visita de professores da Universidade Otto-von-Guericke de Magdeburg (OVGU), da Alemanha. A iniciativa integra o programa de Formação Transnacional, ou Transnationale Bildung (TNB), e permitirá a dupla diplomação no mestrado em Engenharia Elétrica entre a UFSM e a OVGU.
A proposta do projeto prevê uma formação híbrida, com atividades presenciais e online, além de mobilidade acadêmica obrigatória de pelo menos seis meses na instituição parceira. Assim, estudantes brasileiros e alemães poderão obter duplo diploma reconhecido por ambas as universidades, ampliando suas oportunidades de formação e inserção internacional.
Durante a visita, os professores alemães foram recebidos pelo professor Maurício Sperandio, da Universidade Federal de Santa Maria. Na ocasião, os convidados puderam conhecer a estrutura do InovaTec UFSM, e tiveram a oportunidade de visitar duas empresas residentes do Parque, a G2W e a Get Commerce, para visualizar exemplos práticos de inovação tecnológica e parcerias universidade-empresa que já estão em andamento. O momento possibilitou aprofundar o diálogo sobre possíveis conexões entre empresas do InovaTec UFSM e grupos de pesquisa da Universidade Otto-von-Guericke de Magdeburg.
A iniciativa integra os esforços institucionais da UFSM na ampliação de suas ações de internacionalização, fortalecendo a presença da Universidade em redes globais de ensino, pesquisa e inovação. E reforça o papel estratégico do Parque Tecnológico como ponte entre academia, mercado e cooperação internacional.
Texto com informações de Fernanda Roncato, administradora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.
Revisão: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM.