A Coordenadoria de Educação Empreendedora, a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo, o InovaTec UFSM Parque Tecnológico, e a Pulsar Incubadora Tecnológica, tornaram pública a chamada para o levantamento de demandas para o Edital FINOVA – Categoria Empreendedora. O objetivo é selecionar empresas para dispor das vagas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Inovação – FINOVA/UFSM.
A inscrição pode ser feita através do preenchimento do formulário, que compreende à chamada pública para empresas, enquadradas na definição da categoria “INOVAÇÃO EMPREENDEDORA – FINOVA EMP/UFSM”. Nele, as empresas deverão indicar as demandas ou desafios a serem estudados por bolsistas vinculados aos projetos que contemplarem as cotas.
Cada empresa poderá inscrever até 3 demandas. O documento salienta que o envio da solicitação não garante a contemplação de bolsa, mas que a escolha será definida de acordo com os critérios estabelecidos no processo seletivo previsto no edital.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2026. O edital para seleção de bolsistas será publicado posteriormente, e os escolhidos estarão vinculados ao projeto no período de 1º de abril a 31 de dezembro de 2026.
O que é o FINOVA?
O Programa FINOVA busca o desenvolvimento e o fortalecimento de habilidades e competências de alunos de graduação por meio de projetos que tenham caráter inovador e que possam agregar práticas empreendedoras no profissional em formação. Os bolsistas desenvolverão seus projetos como estudantes regulares em um curso de Graduação, devendo ter um(a) professor(a) orientador(a), a qual o projeto estará relacionado. Espera-se que, ao final do projeto de caráter inovador, além da produção científica, sejam geradas inovações aplicadas à solução de problemas reais (demandas/desafios) de empresas/instituições.
O que é a Categoria Inovação Empreendedora e quem pode participar?
A Categoria Inovação Empreendedora é definida pela introdução no mercado de um produto ou de um processo novo ou substancialmente aprimorado a fim de totalmente, ou parcialmente, suprir as demandas representativas de gargalos tecnológicos e organizacionais das empresas vinculadas ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico, e das empresas vinculadas à Pulsar Incubadora Tecnológica. Aos projetos selecionados serão concedidas Bolsas de Incentivo à Inovação para alunos da UFSM, oriundas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Inovação (FINOVA).
Para mais informações, a Coordenadoria de Educação Empreendedora poderá fornecer informações adicionais e esclarecer eventuais dúvidas por meio do e-mail proinova.ce@ufsm.br.
Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM.