Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Participação no Eleva Start é validada como disciplina no curso de Bacharelado em Nanotecnologia e Inovação Computacional



O curso de Bacharelado Nanotecnologia e Inovação Computacional que a UFSM passou a ofertar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026, terá sua primeira turma no primeiro semestre letivo do ano, com 15 vagas disponíveis. Segundo o site da UFSM, o projeto pedagógico do curso objetiva formar profissionais que, além de ter perfil empreendedor, aprendam a trabalhar em equipe, com uma base científica sólida e dominação de métodos avançados em tecnologias computacionais. 

No quesito inovação, o curso colabora para a formação de profissionais à nível de graduação, já que a área dispõe majoritariamente de especialistas oriundos de cursos de pós-graduação. Além disso, o trabalho exige o domínio de campos como a física e a computação, que serão enfatizados na grade curricular. 

O empreendedorismo também será um dos diferenciais do curso, que irá dispor de três disciplinas relacionadas ao tema. São elas: Atitude Empreendedora (1º semestre), Organização e Administração de Empresas (4º semestre) e Gestão da Inovação (7º semestre). 

Como parte da graduação, os alunos precisarão desenvolver um projeto de negócio inovador e apresentá-lo para uma banca avaliadora. Existem duas possibilidades de passar por este processo, a primeira alternativa é cursar as disciplinas de Organização e Administração de Empresas e de Gestão da Inovação, já a segunda é solicitar a dispensa após participar do Eleva Start powered by InovaCentro.



O que é o Eleva Start? 

O Eleva Start é uma iniciativa da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM e do Ecossistema de Inovação de Santa Maria (InovaCentro), com o apoio do Sebrae e o suporte metodológico da Wadhwani Foundation. Totalmente gratuito, o programa, que acontece anualmente, oferece uma jornada completa de capacitação empreendedora, com formações online e presenciais, voltadas ao desenvolvimento de ideias ou projetos inovadores.

A participação no Eleva Start não apenas valida a disciplina no curso, mas oportuniza um acompanhamento de excelência para os estudantes, que recebem apoio de uma superestrutura e de empreendedores qualificados. Além de ter a chance de apresentar suas ideias para investidores, parceiros e potenciais clientes.

Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM. 

Com informações da ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-3839

Publicações Recentes