Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM tem proposta de recuperação de solos aprovada em edital da Fapergs

O projeto será executado no BioFabLab do InovaTec UFSM



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou, no mês de outubro, as 18 propostas aprovadas no edital “Programa de Apoio aos Ecossistemas de Inovação”. Dentre elas, uma corresponde ao projeto Recuperação sustentável de solos degradados usando bioinsumo baseado em consórcio microbiano e tecnologia de aplicação inteligente, construída pelo professor da UFSM, Márcio Mazzutti, pela gestora do Parque Tecnológico, Maria Daniele Dutra e pela Analista de Negócios da PROINOVA, Marta Elisa Vargas. O projeto será executado no BioFabLab do InovaTec UFSM. 

No total, o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) disponibilizou R$ 20 milhões que serão destinados às 18 propostas aprovadas. Para além da Universidade Federal de Santa Maria, as demais instituições selecionadas foram: Apesc-Unisc, Fundação Meridional, UCS, UFPel, Unilasalle, PUCRS, FETLSVC, UFN, Univates, UFRGS, UFSM, IFRS, Feevale, HCPA, Furg, Unisinos, IFSul e Iffar.

Segundo a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, os recursos serão destinados às iniciativas de inovação e de avanço tecnológico em ambientes estratégicos das cinco regiões do programa Inova RS (Central, Metropolitana e Litoral Norte, Serra Gaúcha, Sul e dos Vales), que foram mais fortemente impactadas pelos eventos climáticos extremos ocorridos em 2024. A SICT salienta que ao apoiar parques tecnológicos e incubadoras nas regiões mais afetadas, a iniciativa busca não apenas reerguer estruturas, mas também impulsionar soluções criativas e sustentáveis para o desenvolvimento do Estado, dentro da estratégia do Plano Rio Grande.

Para o professor Márcio Mazzutti, o projeto é a possibilidade real de transferir conhecimento, gerar valor e transformar o ambiente. A aprovação representa o reconhecimento para com os avanços que permeiam as soluções e tecnologias que compõem o ecossistema de inovação da Universidade Federal de Santa Maria. 

Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM. 

Revisão: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-3704

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes