O Centelha divulgou, no dia 15 de janeiro, as 200 startups aprovadas para a segunda fase do programa. Dentre elas, estão 6 startups relacionadas à Pulsar Incubadora Tecnológica e ao Eleva Start powered by Inovacentro. Nesta etapa, as selecionadas irão realizar o detalhamento de sua ideia inovadora, para demonstrar a viabilidade comercial e financeira.
O Centelha é um programa nacional com execução descentralizada, que busca incentivar o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e fomentar a cultura empreendedora em todas as regiões do país. Ele oferece recursos financeiros por meio de subvenção econômica e bolsas de apoio técnico, além de capacitações, suporte técnico e conexões.
Por ser considerado uma das maiores políticas públicas de apoio ao empreendedorismo inovador do Brasil, a participação no programa é um impulsionador para startups. Confira abaixo a lista de empresas do ecossistema do InovaTec UFSM que foram aprovadas:
Dental Wizard, incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica, com o projeto “A primeira teleodontologia apoiada por IA”, em nome de Luiz Cesar da Costa Filho.
PodalTech, incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica, com o projeto “Detecção Precoce de Claudicação Bovina”, apresentado por Wilson Sanches Mateus.
Ohl.AI, participante do Eleva Start 2025, com o projeto “O ecossistema que democratiza a agricultura de precisão”, representado por Vittor Matheus Britis Santos.
TECNOPRETO, que esteve presente no Eleva Start 2025, com o projeto “A ponte entre juventude negra e o mercado de tecnologia”, inscrito por Tatiana Teles da Silva.
Scivet, que participou do Eleva Start 2025, com o projeto “Biomateriais inteligentes para o tratamento de feridas cutâneas”, por Tielle Moraes De Almeida.
Pulza, participante do Eleva Start 2025, com o projeto “Democratizando o Acesso à Mídia com IA e Curadoria Estratégica”, enviado por Renata Corrêa Dorneles.
Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM.