O Connect Labs é um programa do InovaTec UFSM Parque Tecnológico que tem como objetivo aproximar empresas do ecossistema de inovação da UFSM a pesquisadores e laboratórios de ponta da Universidade. Como parte do programa, no dia 5 de novembro, a G2W Sistemas realizou uma visita para conhecer o Lab 3D+, que pertence ao Centro de Tecnologia.
O Laboratório de Prototipagem Rápida, Manufatura Aditiva, Inovação e Serviços (Lab 3D+) é equipado com tecnologias modernas de fabricação digital, manufatura aditiva e prototipagem rápida de uso compartilhado e aberto. Na visita, a diversidade de materiais disponíveis e suas funcionalidades foram apresentadas aos profissionais da G2W Sistemas.
Esse primeiro contato entre o Lab 3D+ e a G2W Sistemas faz parte das etapas iniciais do Connect Labs, que busca possibilitar e manter essa aproximação, com expectativas de que as conexões geradas resultarão em parcerias concretas. A visita serviu para o compartilhamento de experiências e conhecimento entre os representantes da empresa e do laboratório. O InovaTec UFSM acredita que momentos como este colaboram para que as tecnologias existentes sejam aprimoradas e novas soluções possam ser desenvolvidas.
O que é o Connect Labs?
O Connect Labs é uma nova oportunidade para quem acredita no poder das conexões de impulsionar a inovação. A iniciativa reúne pesquisadores, empreendedores e empresas com o objetivo de transformar ideias em soluções reais.
O programa é pensado para que os desafios da indústria possam ir ao encontro da inteligência científica presente na Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de transformar demandas reais em soluções inovadoras, sustentáveis e competitivas para o mercado.
No Connect Labs, estão previstos: apoio na conexão entre demandas empresariais e grupos de pesquisa/laboratórios; apoio à cocriação de projetos de P&D, inovação e desenvolvimento tecnológico; formalização de parcerias (termos de cooperação técnica, acordos e apoio jurídico); apoio na submissão de projetos em chamadas públicas e editais de fomento; e assessoria nas atividades da propriedade intelectual (gestão, negociação e apoio).
Para participar é simples: as empresas interessadas devem entrar em contato com a equipe do programa e apresentar suas demandas. A partir disso, é realizado um mapeamento para identificar o laboratório ou grupo de pesquisa da UFSM mais adequado para atender à necessidade apresentada.
Com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo e do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, as organizações podem desenvolver projetos, produtos, testes, validações e pesquisas aplicadas. Ao integrar ciência e tecnologia diretamente aos seus processos, as empresas ganham competitividade, ampliam suas tecnologias e fortalecem seu impacto no mercado.
E-mail para contato: inovatec@ufsm.br


Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM.
Edição: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM.