Ir para o conteúdo Jardim Botânico Ir para o menu Jardim Botânico Ir para a busca no site Jardim Botânico Ir para o rodapé Jardim Botânico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Capivaras e aves no açude do Jardim Botânico



 

capivaras

 

A capivara (nome científico: Hydrochoerus hydrochaeris), também chamada de carpincho ou capincho, é uma espécie de mamífero roedor. Está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e os porquinhos-da-índia. Ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andas em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1300 m de altitude. Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo homem.

 

É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm na altura da cernelha A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. É possível distinguir os machos por conta da presença de uma glândulas proeminente no focinho apesar do dimorfismo sexual não ser aparente. Existem uma série de adaptações no sistema digestório à herbivoria, principalmente no ceco.

 

Estas capivaras foram vistas no açude que fica na parte traseira do JBSM, no dia 24/08/2015, além destes mamíferos ainda foram avistadas várias aves circulando o local. Faça uma visita, leve sua câmera fotográfica e registre esses e outros animais da nossa fauna!

 

??????????

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-363-946

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes