Ir para o conteúdo Jardim Botânico Ir para o menu Jardim Botânico Ir para a busca no site Jardim Botânico Ir para o rodapé Jardim Botânico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mas afinal, o que é um telhado verde? 🌿



Também chamado de telhado ecológico, eco telhado, cobertura vegetal, entre outros nomes, é basicamente aquele que permite o crescimento da vegetação sob o telhado de uma construção. Ele possui vantagens ao nível arquitetônico, estético e ambiental. É bastante atrativo para os visitantes e alguns dos seus principais benefícios incluem a absorção da água da chuva que cai sobre ele, sendo aproveitada para a sobrevivência das plantas. Além de auxiliar no processo de drenagem pluvial, ele também estimula a percepção da diversidade vegetal, colaborando para o aumento da biodiversidade.

Telhados verdes também são uma ótima solução termo acústica, atuando como um isolante térmico e evitando a transferência de calor, frio ou ruído para o interior da edificação. Assim, ele proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, contribuindo para a diminuição das ilhas de calor e mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão. Legal, né?

Desde o ano passado, o Programa de Educação Socioambiental da UFSM atua na elaboração do telhado verde que será implementado no Jardim Botânico da nossa universidade. E a boa notícia é que ele está cada vez mais próximo de acontecer. Logo traremos mais informações sobre os passos que estão sendo realizados e como você poderá contribuir. Fique de olho!  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-363-2064

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes