Ir para o conteúdo NTE Ir para o menu NTE Ir para a busca no site NTE Ir para o rodapé NTE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coronavirus

O que é o Coronavírus

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade contra ele.

Sintomas

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.

  • Tosse.

  • Dificuldade para respirar.

Orientações da Organização Mundial da Saúde

 Lavar as mãos com ÁGUA E SABÃO ou higienizar com ÁLCOOL GEL 70º, cada vez que for ao banheiro, tocar em maçanetas de portas, andar de ônibus e demais locais públicos.

→ Mantenha pelo menos um metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

→ Evite tocar nos OLHOS, NARIZ e BOCA. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus, uma vez contaminadas podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca.

 

→ Fique em casa se não se sentir bem, tiver FEBRE, TOSSE e DIFICULDADE PARA RESPIRAR, procure atendimento médico.

→ Pessoas DOENTES e IDOSAS, devem adiar ou evitar viajar

→ Viajantes que retornam das áreas afetadas, devem monitorar seus sintomas por 14 DIAS e seguir os protocolos nacionais dos países receptores.

→ Certifique-se que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa HIGIENE RESPIRATÓRIA, isso significa cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar.

Manuais - Cuidados para prevenção ao Covid-19

Abastecendo no posto de gasolina
Recebendo encomendas dos correios, transportadoras e delivery
Utilizando caixas eletrônicos, cartões bancários e dinheiro

Cuidados para prevenção

Notícias

Vídeos

Colocação e remoção de Equipamento de Proteção Individual
Orientações Gerais contra o COVID-19
Limpeza do domicílio, alimentos e embalagens
Orientações voltadas à rede de atenção primária a saúde(APS) de Santa Maria

Perguntas Frequentes

É uma família de diferentes vírus que podem provocar infecções respiratórias. Os quadros vão de leve a moderado e, às vezes, grave. Na maioria dos casos, a doença é sem gravidade e os sintomas do coronavírus são febre, tosse, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, nariz escorrendo e diarreia.

Na forma grave, que acomete cerca de um quarto dos infectados, há uma piora do quadro respiratório, com desenvolvimento de pneumonia, podendo levar à insuficiência respiratória.

A epidemia continua em crescimento e, nesse momento, a medida mais efetiva para o controle é o isolamento social – ficar em suas casas, evitando contato com outras pessoas.

Indivíduos acima dos 60 anos ou debilitados e portadores de doenças crônicas.

PERMANEÇA EM CASA, principalmente se estiver apresentando sintomas gripais. Dessa forma, você evita a contaminação com o Novo Coronavírus e a piora do seu quadro. Além disso, hidrate-se e use antitérmico. Pacientes com sintomas leves não se beneficiam de ir aos hospitais, pois o diagnóstico laboratorial está reservado aos casos graves.

FIQUE EM ISOLAMENTO se você estiver infectado com o Novo Coronavírus. Assim, você não contamina outras pessoas. 

PROCURE UM HOSPITAL se você apresentar um ou mais sintomas como: falta de ar, febre alta que não cede com os remédios e tosse. Idosos que apresentem alteração de sua condição clínica também deve ser levados.

Links úteis