Projeto Concertos Didáticos na Feira do Livro de 2015

Didatico

No dia 8 de maio, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria estará na Feira do Livro com o Projeto Concertos Didáticos em duas sessões: às 15h30min – apresentação voltada às escolas municipais e projetos sociais; às 19 horas para o público em geral.  Na sua 6ª edição, a Orquestra apresenta canções folclóricas infantis brasileiras. Marcha Soldado, Ciranda Cirandinha, Cai cai Balão, entre outras canções que, passadas de geração em geração, preservam uma herança cultural regional.

O projeto acontece desde 2010 e visa incentivar a prática musical e oportunizar o contato com a música a jovens estudantes, que, geralmente, não freqüentam as salas de concertos. Também proporciona um evento único e exclusivo onde o público aprende mais sobre os instrumentos musicais que compõem uma Orquestra Sinfônica e obras populares de compositores famosos.

Neste ano, a Orquestra leva seu repertório para a Praça Saldanha Marinho com apresentação da diversidade de instrumentos de sopro e de percussão juntamente com o naipe de cordas. Para se tornar mais didático, os músicos irão vestir camisetas coloridas com a finalidade de diferenciar os naipes proporcionando um melhor aprendizado da sonoridade dos instrumentos de uma forma divertida.

O regente será o Prof. Marco Antônio de Almeida Penna com a participação dos atores da Companhia de teatro Saca-Rolhas Camila Borges e  Luciano Gabbi. Os arranjos das obras são dos acadêmicos e recém formados do Curso de Música – Bacharelado em Composição da UFSM. O Projeto é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria/Secretaria de Município da Cultura; numa realização da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com a produção executiva da Chilli Produções Culturais e o Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

VI Concertos Didáticos.

Data: 08/05/2015 (sexta-feira).

Horário: 15h30min e 19 h.

Local: Feira do Livro de Santa Maria – Praça Saldanha Marinho, Santa Maria.

Entrada franca.

Intérpretes: Maestro Marco Antônio de Almeida Penna; atores convidados: Luciano Gabbi e Camila Borges