Público lota concerto da Orquestra no Campus.

O dia 25 de abril marcou o inicio da agenda da Orquestra com vários eventos. O Concerto de abertura oficial levou um grande público ao campus da UFSM que lotou os 1.201 lugares do Centro de Convenções. A apresentação teve inicio com o Magnifico Reitor Prof Paulo Afonso Burmann falando sobre a importância da Orquestra para a Universidade e o inicio da nova fase da Sinfônica que está com direção, maestro e  recém inaugurada sede, que desde dezembro está no Campus da UFSM. Logo o Reitor apresentou o diretor Prof Tita Sartor, também maestro da noite, para dar inicio ao evento. O concerto recebeu também como convidado o Maestro Prof Cláudio António Esteves e o Coro de Câmara da UFSM. Durante o evento o Prof Tita exclamou palavras de agradecimentos aos presentes, aos músicos e convidados.

Prof Tita Sartor

Prof Cláudio Antònio Esteves, Coro de Câmara da UFSM e Orquestra

Antes do concerto aconteceu um Coquetel, organizado pela Associação Cultural da Orquestra,  para festejar a Abertura da Temporada e o inicio da nova Campanha de Sócios. A presidente da Associação, Maria Isabel Aude, juntamente com a diretoria recebeu os convidados no Mezanino do CC onde explanou sobre a Associação e a importância dos sócios para a manutenção da Orquestra. O Diretor da Orquestra, Prof Tita Sartor, falou sobre os eventos do ano e apresentou os convidados que vão se juntar a Orquestra em grandes concertos na cidade e região.

A Associação proporcionou aos convidados um momento de confraternização no Mezaninno do CC.

Também juntamente com o concerto e o coquetel foi lancada a exposição Orquestrando na UFSM. A exposição apresenta uma amostra da memória fotográfica dos concertos da Orquestra de 1970 à 2018. A amostra é composta por 14 banners com 56 fotografias de concertos da Sinfônica que integram o Arquivo Fotográfico UFSM custodiado pelo Departamento de Arquivo Geral e o Arquivo Fotográfico da Sinfônica de Santa Maria com produção da arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, do Departamento de Arquivo Geral da UFSM. A exposição ficou dia 25 e 26 de abril no Centro de Convenções da UFSM agora está no Hall da Reitoria.

Exposição Orquestrando na UFSM no hall do CC.

A Orquestra lançou também, dentro das suas atividades  um concurso para músicos e compositores, alunos e ex alunos da UFSM, e o inicio das oficinas de Música será com o maestro Cláudio Ribeiro que esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e é o maestro do próximo concerto que acontece dia 30 de maio no Theatro Treze de Maio. Estas atividades estão no calendário fixo da Orquestra á partir deste ano. Os eventos da Orquestra são de realização da Universidade Federal de Santa Maria, Pró Reitoria de Extensão e da Associação Cultural da Orquestra.

Crédito das Fotos: Vitor Ceolin.