Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta: Concerto Para Maria

Orquestra Sinfônica de Santa Maria realiza apresentação inédita no Altar Monumento

O Concerto para Maria será uma das atrações disponibilizadas à comunidade e aos romeiros pela organização da Romaria. A apresentação integra a programação artístico-cultural e acontece no sábado, 5 de novembro, às 20 horas. Esta exibição traz dois pontos inéditos para o público, será a primeira vez que a Orquestra Sinfônica de Santa Maria se apresenta no Altar Monumento e o repertório inédito, com uma combinação de músicas sacras e cânticos marianos, ensaiados exclusivamente para este momento. O espetáculo que, além da música, busca agregar ainda mais significado aos momentos de oração, terá seu elenco composto pelos musicistas da Orquestra e contará com a participação das solistas convidadas – Rosimari Oliveira e Juliana Pires.

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria é uma orquestra escola vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e desenvolve atividades de ensino e extensão acadêmica, em parceria com os Cursos de Música da instituição. A Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria apoia e realiza inserções didáticas em comunidades da região central do Estado.

As vozes do Concerto:

A soprano Rosimari Oliveira, Pós-Graduada em Performance Ópera pelo Conservatório Liceu de Barcelona/Es, Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sob orientação do Professor Dr. Roberto Henrique Fernandes de Oliveira, tem se destacado em concertos na capital e interior do estado do Rio Grande do Sul como solista convidada com as orquestras SESI/FUNDARTE, UNISINOS, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Orquestra do Theatro São Pedro/RS e Orquestra Sinfônica do Paraná. Em 2003 realizou seu debut na ópera com Carmen de Bizet no papel de Frasquita, concedido
pela presidente do júri do concurso Aldo Baldin, a mezzosoprano italiana Fiorenza Cossotto em Florianópolis/SC. No Brasil, atua como professora de Canto nas Faculdades EST/Sao Leopoldo, canto e Técnica Vocal do Curso Básico em Música da Fundação Municipal de Arte de Montenegro-RS/BR (FUNDARTE) desde 2012 é preparadora vocal do coro da ADUFRGS em POA/RS.

Juliana Pires, é cantora (soprano leggero), maestrina e professora de canto dos Coros infantojuvenis Illumina, Magnificat e Astra Dei. Juliana atua com Matheus Lopes em eventos sociais e também nos Coros das escolas. Se apresentou com o pai, o músico Beto Pires, desde os 9 anos de idade como cantora. É professora de canto lírico e popular, piano e inglês há 10 anos. Recentemente, participou do Concurso Vem Cantar com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e conquistou o primeiro lugar pela banca da OSSM na categoria avançada. Atualmente, segue ministrando aulas de música e está cursando Letras Português/inglês na Universidade Franciscana (UFN).

No repertório preparado para esta apresentação inédita, parte dos arranjos foram especialmente elaborados por Dilber Alonso e Lucas Formulo. O maestro é João Batista Sartor (Tita Sartor) que também é o diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Todas as atividades da Romaria são gratuitas e abertas ao público. A organização solicita que o público leve sua cadeira de praia para acomodar-se no Parque da Medianeira e apreciar toda a programação disponível. Todos os espaços buscam atender a máxima que acolher também é evangelizar.

A realização do Concerto para Maria só é possível graças à união de esforços da Arquidiocese, Prefeitura e Universidade Federal de Santa Maria e conta com o patrocínio de Guds, Pampeiro SA, Rede Super, Unicred, Unimed e Construtora Jobim.

Agende-se:

Oque: Concerto Para Maria.

Onde: Altar Monumento – Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Data e Horário: 5 de novembro. às 20h.

Valor: Gratuito.