Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Sistemas de cultivo da erva-mate

ERRRVA

Cultivada pelos indígenas no passado e conhecida por suas propriedades bioenergéticas, a vulgarmente chamada erva do diabo ou ouro verde, a erva-mate (Ilex paraguariensis) é produzida na região sul e centro-oeste do Brasil. A produção se dá tanto em sistemas de erval plantado (agroflorestais e silviagrícolas) ou erval nativo, visando maior produtividade e qualidade do produto, em um sistema ecologicamente correto e sem o uso de insumos.

Os ervais nativos podem ser de cunho extrativista ou adensados, onde o produtor pode melhorar sua formação. Os ervais plantados podem ficar expostos a pleno sol ou em sistemas agroflorestais, onde a erva-mate é intencionalmente plantada em um ambiente associado a outras espécies arbóreas, as quais proporcionam sombra, ou mesmo em sistemas silviagrícolas – onde uma determinada cultura agrícola é cultivada junto a erva-mate. Mas qual desses traz melhor qualidade para a erva (produto), nativo ou plantado, agroflorestal ou silviagrícola?

Para uma resposta adequada, outras informações além do sistema de produção são necessárias. O que espera-se em geral, é que o erval nativo e o plantado em sistema agroflorestal produza erva de melhor qualidade em função do sombreamento das folhas, gerando uma erva-mate mais verde e de sabor suave. Porém, os ervais que adotam o sistema silviagrícola, com consórcio de erva-mate e milho, soja ou feijão nas entrelinhas (por produzirem alimentos em conjunto), possibilitam a geração de outra renda, diluindo o custo de implantação do erval. A espécie em questão, por ser nativa, apresenta boa adaptação às condições ambientais (solo, relevo e clima) onde são cultivadas, o que contribui para um menor custo de implantação do erval.

No ano de 2016 a Embrapa Florestas, desenvolveu, após 30 anos de estudos e experimentos, o sistema de produção denominado Erva-20, que busca, por meio de diversas práticas de manejo, produzir cerca de 20 toneladas de erva-mate verde por hectare a cada dois anos. Atualmente, a produtividade média é muito inferior a almejada no projeto, sendo de apenas 7 t/ha a cada dois anos no estado do Mato Grosso e de 10 t/ha no Rio Grande do Sul.

Pode-se concluir que os ervais nativos e em sistemas agroflorestais são aqueles que proporcionam sombreamento, logo, produzem erva de melhor qualidade. Os ervais plantados no sistema silviagrícola incrementam a produtividade da área e proporcionam um acréscimo na renda do produtor, uma vez que ocorre o cultivo de duas espécies em conjunto. Além disso, o sistema Erva-20, Florestas, é um grande avanço, visto a demanda do mercado especificamente do Sul do Brasil.

Igor Sulzbacher Schardong

Acadêmico do 3º semestre do curso de Agronomia