Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Manejo da criação de ovinos no período de inverno

Patricia Gubiani

ovinos

Fonte: ruralpecuaria.com.br

A chegada do inverno no estado do RS, aumenta a incidência de chuvas juntamente com o frio intensificado. Devido as características desta estação do ano, o cuidado com rebanhos de ovinos precisa ser redobrado, pois condições climáticas adversas são capazes de provocar prejuízos a sua criação.

Através de práticas de manejo simples e, ao mesmo tempo, de baixo custo, as boas condições corporais e sanitárias dos animais podem ser mantidas ou melhoradas, além de reduzir a mortalidade, principalmente de cordeiros recém-nascidos.

Uma das primeiras recomendações de manejo é que todos os animais do rebanho sejam vacinados contra clostridioses e, vermífugados, um mês antes do início da parição, que normalmente inicia no fim do mês de julho e se estende até o mês de agosto, pois em virtude da umidade elevada, ocorre aumento na incidência de parasitas nas propriedades. Recomenda-se também, adicionar na alimentação das fêmeas um reforço nutricional, além do pasto, buscando assim uma condição corporal favorável, caso no último terço de gestação faltar alimento, ovelhas podem vir a parir um cordeiro muito frágil e fraco, que não conseguirá superar as dificuldades encontrados na estação do inverno.

Em junho, mês em que ocorre o último terço da fase de gestação das fêmeas (duração de 150 dias), é quando devem ser realizadas as práticas de tosquia pré-parto, visando a retirada do excesso de lã que encontra-se próximo a vulva e ao úbere das fêmeas em gestação. Está prática de manejo facilita o nascimento e a primeira mamada dos cordeiros.

Após o nascimento dos cordeiros, é de suma importância que seja feita a castração, assinalação e descole dos cordeiros. O ideal é que esses manejos sejam feitos entre os 7 e 15 dias após o nascimento, para facilitar a cicatrização. Normalmente em nossa região a castração e o descole são feitas com o uso de borracha, onde a mesma é colocada nos testículos e no rabo do animal cortando a circulação da região, fazendo que eles sequem e caiam. Já a assinalação é feita na orelha do animal, usando-se brincos, tatuagem ou até mesmo com um corte na orelha, de modo que o criador possa identificar seus animais.

Portanto conclui-se que as boas práticas de manejo, são essências para que as características fisiológicas e morfológicas dos ovinos sejam mantidas, principalmente na estação do inverno, pois nesta época começa o nascimento dos cordeiros, que quando adulto garante a qualidade do rebanho e também pode ser fonte de renda, por isso se faz necessário uso de manejo e o acompanhamento adequado de ovinos nas propriedades.

Patricia da Silva Gubiani

Acadêmica do 3º semestre curso de Agronomia