Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Manejo da criação de ovinos no período de inverno



Manejo da criação de ovinos no período de inverno

Patricia Gubiani 

 

ovinos

Fonte: ruralpecuaria.com.br 

 

 

A chegada do inverno no estado do RS, aumenta a incidência de chuvas juntamente com o frio intensificado. Devido as características desta estação do ano, o cuidado com rebanhos de ovinos precisa ser redobrado, pois condições climáticas adversas são capazes de provocar prejuízos a sua criação.

Através de práticas de manejo simples e, ao mesmo tempo, de baixo custo, as boas condições corporais e sanitárias dos animais podem ser mantidas ou melhoradas, além de reduzir a mortalidade, principalmente de cordeiros recém-nascidos.

Uma das primeiras recomendações de manejo é que todos os animais do rebanho sejam vacinados contra clostridioses e, vermífugados, um mês antes do início da parição, que normalmente inicia no fim do mês de julho e se estende até o mês de agosto, pois em virtude da umidade elevada, ocorre aumento na incidência de parasitas nas propriedades. Recomenda-se também, adicionar na alimentação das fêmeas um reforço nutricional, além do pasto, buscando assim uma condição corporal favorável, caso no último terço de gestação faltar alimento, ovelhas podem vir a parir um cordeiro muito frágil e fraco, que não conseguirá superar as dificuldades encontrados na estação do inverno.

Em junho, mês em que ocorre o último terço da fase de gestação das fêmeas (duração de 150 dias), é quando devem ser realizadas as práticas de tosquia pré-parto, visando a retirada do excesso de lã que encontra-se próximo a vulva e ao úbere das fêmeas em gestação. Está prática de manejo facilita o nascimento e a primeira mamada dos cordeiros.

Após o nascimento dos cordeiros, é de suma importância que seja feita a castração, assinalação e descole dos cordeiros. O ideal é que esses manejos sejam feitos entre os 7 e 15 dias após o nascimento, para facilitar a cicatrização. Normalmente em nossa região a castração e o descole são feitas com o uso de borracha, onde a mesma é colocada nos testículos e no rabo do animal cortando a circulação da região, fazendo que eles sequem e caiam. Já a assinalação é feita na orelha do animal, usando-se brincos, tatuagem ou até mesmo com um corte na orelha, de modo que o criador possa identificar seus animais.

Portanto conclui-se que as boas práticas de manejo, são essências para que as características fisiológicas e morfológicas dos ovinos sejam mantidas, principalmente na estação do inverno, pois nesta época começa o nascimento dos cordeiros, que quando adulto garante a qualidade do rebanho e também pode ser fonte de renda, por isso se faz necessário uso de manejo e o acompanhamento adequado de ovinos nas propriedades.

Patricia da Silva Gubiani

Acadêmica do 3º semestre curso de Agronomia

Integrante do PET Agronomia

Universidade Federal de Santa Maria

Contato: patriciagubiani70@hotmail.com

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-599

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes