Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Armazenamento dos grãos de Soja



 

O armazenamento dos grãos de soja ocorre basicamente em três etapas que são a limpeza, a secagem e o armazenamento. A primeira etapa pode ser eliminada se durante a colheita o processo de limpeza for eficiente.

A secagem é uma fase que caracteriza-se como o processo de remoção de água dos grãos até os níveis que permitam o armazenamento. O teor de umidade é o principal fator que governa as qualidades do produto armazenado, sendo de grande importância também do ponto de vista comercial, pois ela pode alterar substancialmente o peso do produto. Neste sentido, é importante compreender que a maturação fisiológica da soja ocorre quando o grão está com umidade entre 45% e 50%, mas a colheita só é realizada quando a umidade atinge entre 14% e 20%. Para armazenar por um período de até um ano, recomenda-se a secagem até atingirem 11% de umidade. Mas, caso o armazenamento seja maior que um ano, essa umidade deverá chegar entre 9% e 10%, a depender da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar.

Durante o armazenamento, deve-se atentar também a temperatura dos grãos, movendo o ar fresco através da massa de grãos. Esse procedimento constitui a aeração, que é a operação em que se provoca, por meios mecânicos, a circulação do ar ambiente para melhorar as condições de armazenamento. Os principais objetivos da aeração são: impedir a migração de umidade; resfriar a massa de grãos e remover maus odores. Como regra geral, os problemas de aeração podem ser minimizados mantendo a temperatura dos grãos abaixo de 15° C para controlar o crescimento e a atividade dos insetos.

Com isso, pode-se observar que o teor de água, a umidade relativa do ar e a temperatura devem estar em equilíbrio para manter a qualidade do armazenamento dos grãos. Por fim, é importante salientar que, durante o armazenamento, não se pode melhorar a qualidade dos grãos, pois se colhidos e secos inadequadamente permanecerão com baixa qualidade, sendo que o armazenamento não tem influência sobre esse aspecto.

Bibliografia:

Coleção SENAR — 216. Grãos: armazenamento de milho, soja, feijão e café. Livro Virtual, 2018. Disponível em: <https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/216-ARMAZENAMNTOS-GR%C3%83OS.pdf> Acessado em> 03/05/2020.

GIRALDELI A. L. Qual o teor de umidade de armazenamento da soja? Lavoura 10, Abril., 2020: Revista, Disponível em: <https://blog.aegro.com.br/umidade-de-armazenamento-da-soja/> Acessado em> 02/05/2020

Autor:

Egnoname Octave Vincent Gbemenou — Acadêmico do 3º semestre de Agronomia Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista do grupo PET Agronomia.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-685

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes