Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Os benefícios da semeadura em taxa variável



Os atributos do solo apresentam grande variabilidade espacial e são o principal fator de variação na produção das plantas. Por isso é importante considerar a diversidade dos atributos do solo nas áreas para subsidiar a tomada de decisão.

Uma ferramenta bastante comum para visualizar a variabilidade são os mapas de atributos, com mostrado na figura a seguir:

 
Figura 1: Mapa de Variabilidade — Fonte: Farm Works Mapping Software (www.ascommunications.co.uk)

Primeiramente, o técnico ou produtor deve produzir adequadamente os mapas de atributos de solo, de produtividade e de outras variáveis de interesse, pois erros ou imprecisões nos mapas resultam em tomadas de decisões equivocadas.

Os mapas de solo mais conhecidos em agricultura de precisão são os mapas de variabilidade espacial da fertilidade do solo, usados para análise e interpretação de cada atributo químico, construindo uma análise conjunta para uma interpretação da fertilidade geral do solo. Os mapas de variabilidade espacial da textura do solo mostram, por exemplo, quais áreas têm solos de textura mais argilosa e possuem maior capacidade de armazenamento de água. Outros mapas importantes são os de atributos como profundidade do solo e sequência de horizontes que, em conjunto com os já citados, permitem identificar áreas com maior potencial produtivo ou que podem até deixar de ser cultivadas.

Os mapas de variabilidade temporal da colheita na área cultivada permitem apontar as subáreas que tiveram melhor produtividade ao longo do tempo. O cruzamento dos mapas de variabilidade temporal da produtividade com os de solos permitem entender os fatores que mais influenciam na produção da lavoura. Dessa maneira, é possível decidir tecnicamente, com rigor científico, quais áreas devem receber maior investimento e as que não responderam positivamente ao manejo realizado. Uma das opções de manejo é adequar a densidade de semeadura e a dose de fertilizante, fazendo com que os custos sejam reduzidos.

Atualmente, existem softwares que auxiliam na interpretação desses mapas, ajudando o produtor na tomada de decisões, recomendando a semeadura de acordo com a influência de cada característica analisada sobre a produtividade, no entanto, ainda não substituem a decisão técnica por profissional capacitado, pois deve-se lembrar que cada lavoura tem particularidades que não são consideradas pelos softwares.

Aliadas a essas ferramentas de decisão, a utilização de máquinas equipadas com sensores e equipamentos adequados, a semeadura à taxa variada proporciona dois importantes avanços: Precisão na deposição e Economia na Utilização de Sementes

Deposição em uma maior densidade nas áreas que apresentam maior potencial de produção, e menor densidade em áreas com pouco potencial, ou seja, solos de menor fertilidade, com limitação na parte física ou em outro atributo de solo proporciona economia na utilização de sementes e fertilizantes, que são insumos de alto custo ao produtor. Através das válvulas proporcionais e dos motores hidráulicos, é possível realizar a alteração na taxa de aplicação dos insumos, possibilitando também o desligamento automático de seções, reduzindo o consumo e sobreposições de áreas nas cabeceiras dos talhões. A figura a seguir mostra um dos equipamentos que monitora o desempenho de operações de manejo.

Figura 2: Monitor de bordo — Fonte: John deere (www.agriexpo.online)

“As semeadoras-adubadoras para agricultura de precisão são equipadas com uma série de dispositivos e equipamentos que permitem a semeadura utilizando taxa variável. A máquina deve ser equipada com um GPS para que, em conjunto com o controlador, reconheça a localização e a recomendação da densidade de semeadura em cada área. Através de comandos hidráulicos e elétricos ocorre uma variação na rotação dos motores que determinam a distribuição de sementes nas linhas de semeadura sempre que necessário. Por meio de um monitor, é possível acompanhar todas as informações sobre a operação, por exemplo, a falta de sementes em determinada linha, e a velocidade de deslocamento da máquina, determinada por um sensor ou radar” RUAS. Renato A. A, GUIMARÃES. Juliana L. N, 2020. Agricultura de precisão na semeadura.

Desse modo, a semeadura a taxa variável tem mostrado grandes benefícios ao produtor, pois proporciona menor custo de produção e melhor aproveitamento da lavoura em contraponto com os manejos em que a área é tratada como homogênea. No entanto, como toda tecnologia nova o custo de implantação é alto e a adoção dessas técnicas deve ser decidida tecnicamente, considerando diversas variáveis como a área de produção, a capacidade de pagamento do produtor e se não existem necessidades mais básicas a serem corrigidas no sistema de produção.

Autora:

Luana Campagnolo Flores , acadêmica do 2º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-703

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes